28 de Julho, 2025 09h07mUnicruz por JORNALISTA CRISTIANO LOPES

Jovens Brilhantes marca início de projeto para fortalecer a Unicruz como uma universidade comunitária regional

Programa lançado em Cruz Alta pode servir de modelo para que municípios vizinhos

Com inscrições abertas até o dia 29 de julho, o Programa Municipal Jovens Brilhantes é mais do que uma iniciativa de bolsas de estudo: trata-se do primeiro passo concreto rumo à construção de um programa de bolsas regional, articulado pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz) em parceria com o poder público municipal.

A ideia é que o modelo implantado em Cruz Alta inspire a adesão de municípios vizinhos, mediante legislação própria e financiamento local, garantindo acesso gratuito ao ensino superior para jovens de baixa renda.
“O Jovens Brilhantes nasce como política pública local, mas com vocação regional. Queremos que cada município da região veja esse programa como um investimento no futuro, e não como despesa. É a chance de criar, de forma colaborativa, uma universidade comunitária sustentada pelos próprios municípios”, afirma o reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto.
A iniciativa já está regulamentada pela Lei Municipal nº 3.862/25, aprovada pela Câmara de Vereadores de Cruz Alta, e prevê o custeio de 100% das mensalidades em cursos de graduação presenciais na Unicruz. Os primeiros estudantes serão selecionados por meio de vestibular com prova de redação no dia 30 de julho.
Modelo de expansão
Para ampliar o programa aos demais municípios, é necessária a criação de leis municipais específicas, que garantam a alocação de recursos locais para financiar vagas aos seus residentes. Segundo a universidade, conversas com prefeitos e lideranças da região já estão em andamento. A expectativa é de que até 2026 o modelo seja adotado por outras cidades do Alto Jacuí, Planalto Médio e região Noroeste.
“A partir do momento em que um município aprova uma lei como a de Cruz Alta, ele passa a garantir o acesso dos seus jovens à universidade, com contrapartida educacional e vínculo comunitário. É uma proposta de desenvolvimento regional com base no conhecimento”, explica Dal-Soto.

Quem pode participar?
O edital atual é exclusivo para moradores de Cruz Alta, com idade entre 16 e 23 anos, que tenham concluído o ensino médio na rede pública ou em escolas privadas com bolsa. Também é necessário comprovar renda familiar per capita de até três salários mínimos ou estar inscrito no Cadastro Único. São oferecidas 35 vagas gratuitas nos cursos presenciais de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Direito, Fisioterapia e Medicina Veterinária.
A inscrição é online e gratuita, e deve ser feita até às 23h59min do dia 29 de julho. A prova de redação ocorre em 30 de julho, no campus da Unicruz. O resultado será divulgado em até 48 horas úteis.
Contrapartida e compromisso com a comunidade
Como contrapartida ao benefício, os estudantes selecionados devem prestar serviços comunitários compatíveis com sua formação durante a graduação, fortalecendo o vínculo com o território. Também devem manter bom desempenho acadêmico e atualizar periodicamente os documentos exigidos.
“É uma via de duas mãos: o jovem recebe formação de qualidade sem custos, e a comunidade é beneficiada com serviços e conhecimento aplicados. É um modelo de ciclo virtuoso de desenvolvimento local”, afirma o pró-reitor de Graduação, Regis Deuschle.
Universidade comunitária regional: um projeto em construção
A proposta de transformar a Unicruz em uma universidade comunitária regional, com programas articulados  em todo o Alto Jacuí pode oferecer formação superior de qualidade de uma universidade que é da região , com foco na permanência dos jovens nas suas cidades de origem.
“A região tem potencial, juventude e vocação. O que precisamos avançar é na construção com toda a região. O Jovens Brilhantes é a semente — agora precisamos que outros municípios plantem junto”, finaliza Dal-Soto.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Inaugurada a Sala do Empreendedor para fortalecer micro e pequenas empresas em Quinze de Novembro

estrutura foi pensada para funcionar como elo entre o poder público e o setor produtivo, incentivando a legalização e o fortalecimento dos negócios locais.

05 de Maio, 2025

No volante da vida: a dedicação de Nilton Martins, há 15 anos como taxista em Ibirubá

Com empatia, pontualidade e respeito, ele é símbolo de uma profissão muito antiga e ainda valorizada

28 de Julho, 2025

Ibirubá recebe novo caminhão basculante para reforçar a coleta de lixo

A partir desta sexta-feira, dia 18, o serviço de coleta de lixo seco – reciclável em Ibirubá passa a contar com um novo caminhão basculante, ampliando a capacidade e a eficiência do atendimento

28 de Julho, 2025