Neste 20 de setembro, Dia do Gaúcho, a emoção tomou conta de uma homenagem especial realizada em memória de Décio Santos Lamaison. O evento, organizado pela equipe da Hotelaria Olho d'Água em conjunto com sua família, foi marcado por um momento de grande simbolismo e emoção, quando Géssica Adam Pezzini, enteada de Décio, entrou montada na égua Luara, que pertencia a ele, desfilando uma faixa em sua homenagem pelas ruas centrais de Ibirubá.
O ato, realizado mesmo com o cancelamento do tradicional desfile do CTG em função da previsão de chuva, emocionou os presentes, já que Décio sempre foi um tradicionalista atuante. No ano passado, ele havia desfilado ao lado deste mesmo grupo. A homenagem na manhã de hoje, portanto, não apenas celebrou sua memória, mas também honrou sua ligação com as tradições gaúchas.
Décio Santos Lamaison faleceu de forma repentina no dia 17 de março de 2024, em sua residência em Ibirubá, após sofrer um mal súbito. Ele foi encontrado por um familiar sentado no sofá, e apesar de ter sido rapidamente socorrido pelo Corpo de Bombeiros, não resistiu e teve o óbito constatado ao chegar no Pronto Atendimento do Hospital Annes Dias. A despedida ocorreu no dia seguinte, 18 de março, no CTG Marciano Brum, em Soledade, onde também foi sepultado
Décio, aposentado após anos de trabalho no Banrisul de Soledade, era conhecido por seu jeito carismático e extrovertido, que lhe rendeu um vasto círculo de amizades. Sua paixão pelas tradições gaúchas e sua ativa participação em Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) o tornaram uma figura admirada na comunidade tradicionalista.
Casado com a cabeleireira Cláudia Pezzini, Décio também era padrasto de Géssica e Bianca, com quem mantinha uma relação de profundo carinho.
O tributo realizado hoje, no Dia do Gaúcho, foi um reflexo do impacto de Décio na vida daqueles que o conheceram e admiraram. Mesmo ausente fisicamente, seu espírito tradicionalista e seu legado continuarão vivos nas memórias de todos que participaram dessa bonita e emocionada homenagem.