19 de Janeiro, 2024 10h01mAgricultura por Espaço da Irrigação - Ezequiel Fioreze

Espaço da Irrigação - Ezequiel Fioreze

Assim como a agricultura irrigada se desenvolveu junto com a sociedade, este desenvolvimento terá de continuar para as próximas gerações

Olá amigo Leitor, meu nome é Ezequiel Fioreze e a partir desta edição do jornal estarei trazendo curiosidades e informações relacionadas a irrigação para vocês
Nesta primeira edição falarei um pouco sobre a história da irrigação na humanidade e as perspectivas dela para o futuro!
A história da irrigação se confunde com a história das primeiras civilizações. Na Mesopotâmia a 6 mil anos atrás, dava-se início ao processo de irrigação através da construção de canais, e a partir de lá, a irrigação transformou a forma de produzir alimentos. Em outras regiões, como no delta do rio Nilo no Egito e do rio Amarelo na China, o desenvolvimento baseado na irrigação também foi observado!
Há aproximadamente 1.500 anos atrás a humanidade foi se desenvolvendo em regiões úmidas, onde a necessidade de irrigação já não era essencialmente vital. Porém, com a grande expansão das populações e consequente exploração de grande parte das áreas disponíveis, a irrigação volta a ter seu papel fundamental no sentido de aumentar a produtividade das áreas úmidas e garantir a expansão do espaço produtivo em áreas áridas e semiáridas, as quais representam 55% da área continental global. No Brasil, o primeiro projeto implantado foi possivelmente o da Fazenda Santa Cruz, no estado do Rio de Janeiro, pelos Padres Jesuítas, por volta do ano de 1589. Outras fontes mostram que o início da irrigação no Brasil se deu por volta do início do século XX com as lavouras de arroz no Rio Grande do Sul.
Através dos anos a agricultura irrigada passou por diversas transformações, acompanhando o desenvolvimento agrícola e tecnológico. No passado, a irrigação era vista como uma ferramenta de luta contra a seca. Em uma visão mais atual, dentro de um foco empresarial dos agronegócios, a irrigação é uma estratégia para aumento da rentabilidade da propriedade agrícola pelo aumento da produção e da produtividade, de forma sustentável e com maior geração de emprego e renda, dando enfoque para as cadeias produtivas.
A irrigação atualmente é tratada atualmente como uma técnica que permite a prática da agricultura irrigada. Esta agricultura irrigada toma a irrigação em uma visão holística e integrada a todas as etapas do processo produtivo, garantindo uma produção mais econômica, com manejo adequado dos recursos naturais, levando em conta os sistemas de plantios, proteção dos solos, fertilidade, manejo integrado de pragas e doenças, mecanização e outros.
Assim como a agricultura irrigada se desenvolveu junto com a sociedade, este desenvolvimento terá de continuar para as próximas gerações. Em um futuro próximo a agricultura irrigada terá de se adequar a uma sociedade cada vez mais dinâmica e exigente quanto à alimentação, questões sociais e ambientais. Neste novo contexto, o desenvolvimento da agricultura irrigada só será possível mediante da superação dos desafios institucionais, políticos, ambientais, estruturais, técnicos, tecnológicos, de comunicação, e climáticos.
A evolução da área irrigada no Brasil se deu em uma taxa de crescimento de 4 a 7% ao ano, tendo maior concentração nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Ezequiel Guilherme Fioreze – Especialista em Sistemas de Irrigação/AgroPós – UNIS MG
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Do campinho da Odila ao topo do futebol amador

Ele carrega no currículo títulos estaduais, vitórias históricas e o respeito de gerações do futebol ibirubense.

15 de Agosto, 2025

Da arquibancada ao sonho: Lívia e Nicoli representam Ibirubá na Superliga C de Vôlei

Do ginásio em Ibirubá as quadras de competições da Superliga C

08 de Agosto, 2025

Nova presidente da ASCCA assume com foco em prevenção e apoio emocional aos assistidos

Nova diretoria é composta por 19 mulheres voluntárias

08 de Agosto, 2025