12 de Setembro, 2025 09h09mAgro por Jardel Schemmer- Repórter Rádio Cidade 104.9

Seguro rural precisa ser modernizado, aponta vice-presidente da Farsul

Durante o tradicional encontro com a imprensa promovido pela Farsul na Expointer 2025, o vice-presidente da entidade, Elmar Konrad, chamou atenção para a fragilidade do seguro rural no país.

Durante o tradicional encontro com a imprensa promovido pela Farsul na Expointer 2025, o vice-presidente da entidade, Elmar Konrad, chamou atenção para a fragilidade do seguro rural no país. Ele afirmou que a ferramenta, criada para dar suporte em casos de perdas provocadas por eventos climáticos, “na prática deixou de existir há muito tempo”.
Para o dirigente, essa ausência de amparo deixa os produtores ainda mais vulneráveis em um cenário marcado por estiagens e enchentes recorrentes no Rio Grande do Sul desde 2022. “Os agricultores não podem ficar desassistidos diante de crises cada vez mais frequentes. Precisamos de um instrumento confiável e acessível”, ressaltou Konrad.
Ele destacou que a esperança do setor está no projeto de lei nº 2951, de autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), que propõe a modernização e o fortalecimento do sistema de garantias no Brasil. “É a luz no fim do túnel”, disse o vice-presidente, defendendo a urgência na aprovação da proposta.
Konrad reforçou que a medida é essencial para assegurar previsibilidade ao produtor rural, permitindo planejamento a longo prazo e contribuindo para a sustentabilidade da produção agropecuária gaúcha.

Publicidade

Notícias relacionadas

Ser soberana além da faixa: Isadora Maldaner revela os bastidores e conselhos para as novas cortes da região

Com vários municípios da região escolhendo novas soberanas, Isadora Maldaner compartilha sua experiência

01 de Dezembro, 2025

Indicadores criminais de 2025 detalham cenário da segurança pública nos municípios da região

Dados oficiais detalham como se comportaram os principais crimes registrados em Ibirubá ao longo de 2025.

09 de Janeiro, 2026

Casal leva ajuda humanitária a regiões isoladas do país por meio da ONG Minha Missão

A partir de Ibirubá, casal integra missões humanitárias que mobilizam voluntários de todo o país

09 de Janeiro, 2026