02 de Março, 2026 09h03mEducação Destaque por Jardel Schemmer- Repórter Rádio Cidade 104.9

Rede Municipal inicia ano letivo com reformas, novos projetos e foco na qualidade da educação

Rede municipal inicia o ano letivo com foco na qualidade, planejamento e participação da comunidade.

Secretária Viviane Kanitz Gentil destaca investimentos em infraestrutura, ampliação de programas e planejamento para os próximos anos

O início do ano letivo na rede municipal foi marcado por obras, reorganizações internas e novos projetos pedagógicos. A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto,Viviane Kanitz Gentil, afirmou que o período de férias foi estratégico para enfrentar demandas estruturais acumuladas nas escolas.
“As férias são o momento de fazer essas intervenções. Durante o ano letivo não tem como quebrar parede, trocar encanamento ou mexer em telhado com alunos dentro da escola”, explicou.
Segundo ela, foi realizado um levantamento detalhado das fragilidades em cada unidade, como infiltrações, mofo, problemas de encanamento, goteiras, falta de ar-condicionado e necessidade de reorganização de espaços. Parte dos investimentos foi viabilizada com recursos do FNDE, por meio do programa voltado à manutenção e ampliação das escolas.
“Tínhamos em torno de R$ 930 mil para investir. Não é algo que se resolve em um mês, mas avançamos muito. Nove das 15 escolas passaram por reformas durante janeiro”, destacou.
Nas escolas de educação infantil, as mudanças foram significativas. A secretária relatou a abertura de paredes para ampliar salas, troca de portas para melhorar a mobilidade interna, instalação de janelas, construção de banheiros, rampas para carrinhos de bebês e melhorias em solários. “Eu sou pedagoga e zelo pela infraestrutura. Não posso descuidar do ambiente onde nossas crianças passam o dia”, afirmou.
Ela também ressaltou a participação ativa das comunidades escolares. “Os CPMs ajudam muito. Tem pais que cortam grama, restauram pracinha, colaboram com tinta. A comunidade é participativa e isso faz diferença.”
Além das melhorias estruturais, 2026 será marcado pela implantação de novos projetos pedagógicos. Um dos eixos prioritários será o ambiental, com lançamento previsto para o final de março. 
Outro avanço será a implantação das itinerâncias, com professores de arte, música, teatro, dança, informática, cooperativismo e educação financeira atuando nas unidades. “É uma ampliação importante da formação dos alunos.”
Viviane ainda destacou que o município iniciará o processo de revisão do Plano Municipal de Educação, projetando os próximos dez anos. “Toda a comunidade será convidada a participar. A educação não é só da secretaria, é de todos.”

Publicidade

Notícias relacionadas

Giru’s Pelo Mundo fecha o ano em alta com viagens, marketing criativo e novos projetos para 2026

Giru’s Pelo Mundo encerrou o ano em crescimento e projeta novos roteiros para 2026

22 de Dezembro, 2025

Fotografar com amor: a trajetória de Eliseu Feiten e Karine Araldi na construção da Foto Magia

Casal de Ibirubá soma mais de três décadas de dedicação à fotografia, unindo tradição, inovação e sensibilidade no registro das histórias

20 de Fevereiro, 2026

Gestão com foco humano, prevenção e articulação regional marca atuação da Saúde em Ibirubá

Com orçamento robusto, a gestão prioriza atenção básica, articulação institucional e atendimento humanizado na saúde pública

06 de Fevereiro, 2026