09 de Junho, 2023 09h06mProjeto Aluno Repórter por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Aluno Repórter da Alfredo Brenner vai contar histórias sobre a comunidade, a ERS 506 e mulheres no agro

Em meio à atmosfera repleta de expectativas, a equipe do projeto Aluno Repórter se reuniu na manhã desta terça-feira (06) na Escola Alfredo Brenner, no interior de Ibirubá para finalizar as pautas que serão elaboradas pelos Alunos Repórteres

Em meio à atmosfera repleta de expectativas, a equipe do projeto Aluno Repórter se reuniu na manhã desta terça-feira (06) na Escola Alfredo Brenner, no interior de Ibirubá para finalizar as pautas que serão elaboradas pelos Alunos Repórteres 

A instituição de ensino municipal foi a primeira a receber o projeto Aluno Repórter, uma iniciativa conjunta da Rádio Cidade de Ibirubá e do Jornal O Alto Jacuí. Após um processo de preparação que envolveu reuniões com o corpo pedagógico e a seleção dos repórteres, os alunos do 9º ano do ensino fundamental colocaram suas habilidades jornalísticas em prática, realizando entrevistas em áudio, texto e vídeo. O projeto visa envolver os jovens estudantes no mundo do jornalismo, permitindo que eles saiam a campo, conduzam suas próprias apurações e produzam conteúdos que serão divulgados nas redes sociais da rádio e do jornal, além de serem publicados em forma de matérias nas páginas impressas do Jornal O Alto Jacuí e veiculados na Rádio Cidade, como conta o jornalista Cristiano Lopes, editor-chefe do Jornal O Alto Jacuí e responsável pelo projeto. “ Nós queremos através de nossos canais de comunicação, a Rádio Cidade e o Jornal O Alto Jacuí dar voz e uma perspectiva de pertencimento para narrativas jornalísticas que sejam produzidas pelos estudantes. Ninguém melhor que eles para conseguirem captar pautas e reportagens da sua localidade com um ponto de vista próprio” enfatiza.


Segundo ele, o resultado até agora é surpreendente. “ Mesmo sem nunca terem feito uma reportagem, uma matéria jornalística, eles mostraram dedicação e conseguiram entregar o lide ( o que, quando, como, onde, e porque) de uma forma muito profissional, escrevendo, entrevistando, editando videos e audios com muito aprendizado da rotina jornalística. Com entusiasmo e determinação, os alunos mergulharam de cabeça no projeto, explorando diferentes formatos de mídia para trazer à tona histórias e informações relevantes para a comunidade. Ao entrevistar membros da região, eles captaram depoimentos impactantes que agora serão compartilhados com o público em geral.

Publicidade


Sob a orientação dos professores e com o apoio das equipes da rádio e do jornal, os alunos da Escola Alfredo Brenner estão deixando sua marca no jornalismo local, trazendo à luz assuntos de grande importância para a comunidade. Desde os impactos da ERS 506 na região até a história da própria comunidade de Alfredo Brenner e o papel crucial das mulheres no agronegócio, cada pauta foi cuidadosamente investigada e elaborada pelos jovens repórteres. “Durante esse processo, descobrimos coisas novas e tivemos a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas”, compartilha uma aluna de um dos grupos, animada com as descobertas feitas durante a apuração. “Entrevistar pessoas e explorar informações sobre a ERS 506 nos trouxe um interesse renovado por nossa região”, acrescenta Helena Wegner, uma das alunas repórteres, demonstrando o impacto positivo do projeto na ampliação do conhecimento dos estudantes. Enquanto isso, um terceiro grupo se dedicou a contar a inspiradora história de Vânia, uma mulher envolvida no agronegócio local que agora cuida das terras que foram de seu pai. Por meio de matérias em áudio e texto, eles apresentam diferentes perspectivas sobre o papel fundamental das mulheres no setor agrícola.


Lia Mara Gabe é uma das professoras que está acompanhando o projeto na escola. Ela destaca o interesse e o empenho dos alunos, afirmando que o trabalho trará resultados significativos tanto para o desenvolvimento dos estudantes quanto para a comunidade. “Ouvir os relatos de fontes como o Sr. Tutinha, cheios de sabedoria e memória, foi emocionante e enriquecedor”, afirma ela, ressaltando a importância da valorização das histórias locais. A Escola Alfredo Brenner é apenas o ponto de partida dessa jornada, conforme o diretor da Redação Integrada Andrei Grave. ‘‘Mais histórias fascinantes e descobertas surpreendentes estão por vir nas próximas escolas que receberão o projeto em Ibirubá’’, revela. 
 

Publicidade

Notícias relacionadas

A trajetória de Tatiane Signor, da advocacia à moda, inspira outras mulheres a sonharem

Neon completa um ano em Selbach e reflete a força do empreendedorismo feminino

05 de Maio, 2025

Pedal, risada e tradição: o aroma da Marcela embalou a manhã da Sexta-Feira Santa

Em Ibirubá sempre tem um grupo disposto a celebrar a vida pedalando.

28 de Abril, 2025

Alerta sanitário reacende debate sobre a saúde animal no campo

Estado em alerta para focos de raiva, mas Ibirubá mantém sanidade animal com trabalho exemplar da Inspetoria Veterinária e apoio dos produtores

22 de Abril, 2025