05 de Setembro, 2025 09h09mESCOTEIROS por REDAÇÃO INTEGRADA

Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato celebra 30 anos com jantar festivo

Um dos momentos mais especiais foi exibição de um vídeo exclusivo, que retratou a trajetória das três décadas do grupo

A celebração dos 30 anos do Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato não apenas marcou a memória de todos os presentes, mas também reafirmou o compromisso de continuar construindo histórias de amizade aprendizado e serviço à comunidade.

Na noite do último sábado, 30 de agosto, o Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato realizou um grande Jantar Festivo em comemoração aos seus 30 anos de fundação. O evento, que aconteceu nas dependências do CTG Rancho dos Tropeiros, reuniu membros, familiares, autoridades, apoiadores e comunidade em geral, em um momento marcado por emoção, gratidão e espírito escoteiro.
A cerimônia, conduzida pela Presidente do GE Pitangueira do Mato, Angélica Maurer, contou com a participação de autoridades politicas e lideranças da comunidade. Foram convidados a se posicionar à frente, e fizeram uso da palavra, os antigos chefes Francisco Quadros Rocha, Rosângela Isabel Hermes, assim como o atual chefe do ramo Sênior, Cristiano Kulman. O momento foi de reencontros e por isso também foram chamados à frente os antigos chefes Angela Hermes Prass, Carla Kempf e Jacó Frey, os quais ajudaram a construir a história do grupo. 
Os atuais chefes de ramos, que hoje conduzem a rotina educativa do grupo, foram igualmente chamados à frente: Carlos Ivan Bohrz e André Eduardo da Silva (ramo Escoteiro); Roberta Brenner Ochulachi, acompanhada das assistentes Karine Boelhouwer e Graciela Kirinus Artmann (ramo Lobinho), e Lucas Pegoraro (chefe assistente do ramo Sênior).
Após a formação da frente oficial, a solenidade seguiu com a entrada das bandeiras Nacional, do Rio Grande do Sul, do Município e do próprio Grupo, conduzidas pelo sênior Pietro M. Piva, guia Isabela K. Artmann, escoteiro Mikael e escoteira Maria Elouise. Em seguida, foi executado o Hino Nacional.
Entre as falas da atual gestão, a Presidente Angélica Maurer, a Diretora Técnica Cecília Carmela Schweig e o chefe do ramo sênior Cristiano Kulman, reforçaram o compromisso da diretoria e dos voluntários em manter viva a missão de educar por meio de valores, aventura e serviço à comunidade. Também foram reconhecidos os demais membros da diretoria: Adriana de Campos Alves Camera (1ª Tesoureira), Daniela Petry da Costa (2ª Tesoureira), Vivian Nunes da Silva (Vice-Presidente), Regiane Schiefelbein Roschel (1ª Secretária), além dos integrantes do Conselho Fiscal.

Diplomas de Mérito Local
Seguindo a tradição escoteira de valorização, o grupo entregou Diplomas de Mérito Local a chefes que possuem longa história de dedicação ao movimento, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados. Foram homenageados: Francisco Quadros Rocha, Rosângela Isabel Hermes, Cecília Carmela Schweig, André Eduardo da Silva, Carlos Ivan Borhz, Roberta Brenner Ochulacki e Cristiano Kulman.
Confraternização e celebração
Os participantes saborearam um banquete de sobremesas, composta por doces doados pelas famílias dos escoteiros.
Um dos momentos mais especiais foi exibição de um vídeo  que retratou a trajetória das três décadas do Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato, emocionando todos os presentes. 
Também houve o sorteio de uma rifa com os seguintes ganhadores:
1º Prêmio (conjunto de brinco e colar): Daniela Petry da Costa
2° Prêmio (torta de 1,8kg): Priscila Begliardi Escobar
3° Prêmio (torta de 1kg): Graciela Kirinus Artmann
4º Prêmio (camiseta comemorativa dos 30 anos): Camila Maciel
5° Prêmio (livro): Rosângela Hermes
6º Prêmio (distintivo dos 30 anos): Henrique Revelante

Fogo de Conselho simbólico
A noite seguiu com a foi a mística conduzida pela chefe Cecília, que recriou simbolicamente um tradicional Fogo de Conselho, com apresentações dos escoteiros: a escoteira Maria Eloise declamou um poema; a escoteira Betina encantou a todos com uma música autoral; um grupo apresentou uma esquete; e todos participaram de uma brincadeira coletiva com a canção da Tainha. Atividades que simbolizaram o espírito dos acampamentos escoteiros e reforçaram a essência do movimento.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Município reforça combate à violência infantil e celebra 35 anos do ECA com foco na proteção

Evento no Conselho Tutelar alertou para casos crescentes de abusos e a necessidade de ampliar a rede de proteção no município

21 de Julho, 2025

Tia Sissi e os sabores da memória: 30 anos de afeto na cozinha da Escola General Osório

Único brasileiro a acompanhar os 80 anos da libertação de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, esteve em Ibirubá

05 de Setembro, 2025

Feira do Livro atraiu grande público e celebrou os 70 anos de Ibirubá

Oito livrarias e lançamentos de escritores ibirubenses abrilhantaram a edição

29 de Agosto, 2025