18 de Dezembro, 2021 20h12mColunistas

Coluna Rossano Cavalari - Washington e Benjamin Franklin: Os Pilares Maçons da Fundação Americana

  ***George Washington (1732–1799) é considerado com toda a legitimidade o “pai fundador dos EUA”, tendo sido o primeiro Presidente dos Estados Unidos (1789-1797) depois de ser o comandante-em-chefe vitorioso do Exército Continental durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, tendo presidido à convenção que elaborou a Constituição que veio a substituir os Artigos da Confederação e a estabelecer a posição de Presidente. Foi “o primeiro na guerra, o primeiro na paz e o primeiro no coração dos seus concidadãos”, disse Henry Lee, seu contemporâneo, no dia da sua morte.

George Washington foi iniciado na Maçonaria em 4 de Novembro de 1752 na Loja IV de Frederiksburg. Foi o primeiro Venerável Mestre da Loja Alexandre em Alexandria, pois o seu nome aparece em primeiro lugar na lista da Comissão que recebeu a Carta Constitucional em 1788. Quando George Washington tomou posse da Presidência, a Bíblia utilizada para o seu juramento foi a da loja maçônica São João, de New York. Ao promover a fundação do Capitólio e na cerimônia de lançamento da sua primeira pedra, em 18 de setembro de 1793, apareceu com as insígnias de Venerável Mestre de Honra da sua Loja. Preocupado com a instituição da escravidão, libertou seus escravos em um testamento de 1799. Além de maçom, era membro da Igreja Anglicana e sempre defendeu a ampla liberdade religiosa enquanto exercia as funções de general e presidente. Foi homenageado por monumentos, arte, locais, selos, moedas, cidades etc.

**"Benjamin Franklin (1706-1790), foi iniciado na Maçonaria em 1731, aos 21 anos de idade, na Pensilvânia, sendo um dos principais dignitários da Maçonaria norte-americana. É um dos símbolos da Independência e fundação dos Estados Unidos. Jornalista, cientista, servidor público, diplomata, filósofo, escritor e maçom, Franklin contribuiu também para muitas coisas no mundo: inventou os óculos bifocais; fundou a primeira biblioteca pública da Filadélfia; em 1752, através de observações e experiências criou o pára-raios; descobriu os fenômenos das cargas elétricas positivas e negativas; denominou termos técnicos na ciência; ajudou na Independência dos Estados Unidos; fundou uma Academia na Filadélfia, atualmente conhecida como a Universidade da Pensilvânia.

Publicidade

Na Maçonaria foi Venerável Mestre da Loja As Nove Irmãs, sendo intitulado “Ministro Plenipotenciário dos Estados Unidos da América Setentrional” na França, destacando-se como um dos maiores Maçons de seu tempo. Faleceu em 17 de abril de 1790 na Filadélfia. Em sua homenagem, as cédulas de US$ 100 tem o seu rosto estampado.

***Fotos: as gravuras mostram George Washington (foto 1) e Benjamin Franklin (foto 2), paramentados como Veneráveis Mestres da Maçonaria.

Publicidade

Notícias relacionadas