17 de abril, 2022 20h04m Notícias Gerais

Amor e dedicação a Fisioterapia

Fisioterapeuta Leonardo dos Santos inaugurou recentemente em Ibirubá a Cuidare Fisioterapia e Reabilitação Física. Ele relembra os desafios da sua formação e explica os principais problemas relacionados aos músculos e articulações 

A fisioterapia está entre uma das profissões em mais evidência atualmente, essencial na recuperação de lesões, prevenção, reabilitação muscular e pulmonar.

Mas alcançar essa formação não é tarefa fácil, exige esforço, dedicação, superação e coragem.

Elementos que não faltaram na caminhada do ibirubense Leonardo dos Santos, que há dois anos se formou em fisioterapia e atua no município. Filho de Luiz Santos dos Santos, o conhecido Badalo, vendedor de algodão doce na cidade e de Elenir de Oliveira dos Santos, Leonardo precisou vender trufas para conseguir bancar as despesas da faculdade. 

O desejo pela profissão surgiu quando jogava bola e sofreu uma lesão, o trabalho do fisioterapeuta Marcon nas categorias de base do Juventude, lhe chamou a atenção e despertou o interesse.

“Ele foi a minha inspiração, não conhecia a profissão até que sofri uma lesão e precisei de atendimento”, relembra. Leonardo ingressou na graduação em 2015 através do FIES.

Para custear a faculdade e as despesas, contou com a ajuda dos pais. Por um determinado tempo trabalhou como vendedor na Esportiva Calçados, mas devido aos estágios precisou abrir mão.

“Chega em um ponto do curso que você precisa escolher se estuda ou trabalha. Segui as origens do meu pai e comecei a vender trufas para arcar com as despesas, vendia no centro, no comércio. Na época meu filho estava com meses de vida, então encontrei nos exemplos de casa uma forma de seguir”, contou. 

A paixão pela profissão que escolheu foi combustível para vencer os momentos mais difíceis, assim como ter uma visão de futuro. Leonardo conta que sempre visualizou sua caminhada estando  um passo à frente.

“Não posso mentir que não tive momentos que pensei em abandonar, mas quando olhava para o meu propósito, via que estava no caminho certo”, afirmou.

Há pouco mais de 60 dias Leonardo inaugurou sua clínica em Ibirubá, a Cuidare Fisioterapia e Reabilitação Física. Entre os desafios do profissional recém formado está a forma como atuar no mercado, buscar pacientes, ter uma atuação diferenciada.

“Me formei no dia 7 de março e no dia 9 já tinha dois pacientes, nesse momento te dá um choque de realidade. Percebi que só ser fisioterapeuta não ia atrair público, o desenvolvimento pessoal tem que andar junto. Ter um modelo de atendimento, uma forma de tratamento”, destacou. 

Especialidade na área ortopédica e neurociência da dor

Leonardo é especialista na área ortopédica, mas também atende lesões na coluna e lesões esportivas. Em 2019 ele acompanhou como estagiário a equipe da Asif, e pode ter diversas experiências.

Suas últimas formações através de cursos foram voltadas a ortopedia e também a neurociência da dor, que trabalha com os tipos de dor e cada tratamento indicado.

“O que nos governa é a nossa mente, a dor é um processo cerebral, nosso cérebro que manda a informação pois está conectado com o nosso corpo”, explicou. 

Entre os principais atendimentos de Leonardo estão problemas no joelho e na coluna. Segundo ele, a maioria dos casos está relacionado a postura, a falta de movimentos.

Os tratamentos podem ser com o reforço muscular, através das atividades físicas, pilates. Com o trabalho Home Office aumentou em 60% os casos de tendinites, dores na coluna e cotovelo, que estão associadas ao fato da pessoa ficar muito tempo na mesma posição.

“Temos estudos que se uma pessoa fica três horas na mesma posição ela tem muito mais chances de desenvolver problemas na coluna o longo tempo parado é o que mais gera lesões” destacou. 

Publicidade

Dores de cabeça e dores na coluna 

As dores de cabeça tem relação com o ramo da fisioterapia muito mais do que as pessoas imaginam. Leonardo afirma que atende pacientes que sofrem com dores de cabeças e que está relacionado aos músculos, a tensão e a coluna cervical.

“A falta de mobilidade pode tensionar a musculatura e desenvolver uma Cefaleia Tensional, como se chama. Até os músculos mastigatórios se tiver problemas de oclusão da face, pode desenvolver alguma dor de cabeça”, destacou. 

Leonardo explica que existem dois tipos de dores, a dor química que pode ser tratada por analgésicos, antiinflamatórios e a dor mecânica, que acontece por alguma lesão, travamento e que precisa do movimento para ajudar a solucionar.

“Geralmente as dores são oriundas da articulações, se está um pouco tensa, sem mobilidade ela pode gerar uma tensão muscular, pois o músculo precisa de força”, explica. 

 O papel da massagem no tratamento das dores é tirar a tensão do local, que em alguns casos pode piorar. Leonardo explica que a massagem esquenta a região e promove um relaxamento.

Além disso, também existem os cremes anti inflamatórios, que são aplicados na pele e agem de forma instantânea, os efeitos eletrotérmicos, ultrassom, que estão entre os métodos de trabalho para aliviar as dores. 

Atendimento remoto 

O que parecia ser impossível para os profissionais da saúde, com a Pandemia se tornou viável. O atendimento remoto se tornou uma opção também para os fisioterapeutas.

Leonardo conta que nunca imaginou que iria prestar um atendimento online, mas que no início do distanciamento social realizou e agora, é mais um nicho de atuação.

“Nos abriu um leque de possibilidades e hoje meu projeto é desenvolver um método online de tratamento, tendo o público alvo quem trabalha por muito tempo na mesma posição”, explicou.

Além disso, Leonardo que também é batizado há sete anos na Igreja Assembleia de Deus, pretende tirar do papel projetos que tratem sobre o desenvolvimento pessoal e emocional. A sua clínica, Cuidare Fisioterapia e Reabilitação Física está localizada na rua Firmino de Paula, 11477. 

Publicidade

Notícias relacionadas

A importância do cuidado com a saúde mental e o papel do Psicólogo no apoio aos enlutados por suicídio

No mês de setembro, a pauta da saúde mental ganha mais força

16 de setembro, 2024

Lions Clube de Ibirubá promove série de eventos e iniciativas para engajar a comunidade

Destaque para o "Chá-Chopps" em setembro e diversas ações comunitárias nos próximos meses.

09 de setembro, 2024

Jovem manicure ibirubense transforma dor em motivação, seguindo o legado e honrando a memória da sua mãe

A jornada de Vivian, é feita de superação após perda da sua mãe e segue em busca de um sonho pessoal e profissional

09 de setembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias