30 de Setembro, 2022 14h09mibirubá

Ibirubense perde batalha contra o câncer aos 14 anos

No último sábado (24) por volta das 11 horas da noite, a comunidade de Ibirubá se despede de mais uma vítima de câncer. Arthur Alf Voigt tinha 14 anos e lutava contra um linfoma. Ele estava há 40 dias no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) em Passo Fundo e acabou não resistindo na UTI. 

Arthur era um garoto querido, educado e gentil. Seu nome significa rei urso, forte, nobre, corajoso e desta forma que a comunidade lembrará de um menino de 14 anos que lutou pela sua vida. O garoto estudava na Escola General Osório em Ibirubá e praticava aulas no Senai como menor aprendiz na Indústria onde seu pai trabalhava, a Vence Tudo. Seu maior sonho era ser goleiro, o menino tinha um grande amor pelo futsal.

Médicos do HSVP diagnosticaram Arthur com uma lesão que estava pressionando o sistema respiratório. No dia 15 de agosto, o menino foi sedado e entubado, para que sua respiração fosse facilitada. No mesmo dia, seus pais, Luis Fernando Voigt e Rose Alf pediram para que a comunidade colocasse Arthur em suas orações, rogando pela vida do filho.

O câncer que afetou Arthur é o linfoma, ele afeta os linfócitos, um tipo de célula de defesa do organismo, e que pode surgir nos linfonodos, medula óssea ou outras partes do corpo. Basicamente os linfomas são transformações malignas das células humanas. Segundo o Inca  (Instituto Nacional do Câncer ), cerca de 4 mil pessoas morrem anualmente em consequência de linfoma no Brasil, por ano são registrados 10 mil casos da doença.

Publicidade

Normalmente afeta os gânglios, estruturas que compõem o sistema linfático, porém, pode chegar a outras partes do corpo como o cérebro, medula óssea, pele, fígado, estômago, baço e intestinos. Assim como a maioria dos casos de câncer, o diagnóstico precoce pode aumentar a chance de cura. 

Infelizmente Arthur não resistiu e acabou se despedindo dos seus pais Luís Fernando e Rose, avós, uma bisavó, tios, primos e demais familiares. O velório ocorreu no domingo (25) na Capela Mortuária de Ibirubá a partir das 7 horas da manhã e atos de encomendação foram oficiados à tarde. Seu sepultamento ocorreu no Cemitério Evangélico de Ibirubá. 

A redação integrada do Jornal Alto Jacuí lamenta a perda e oferta seus sentimentos à toda família de Arthur.

Publicidade

Notícias relacionadas

Entre 4 mil candidatas, bailarina cruz-altense garante vaga no Bolshoi de SC com apenas 10 anos

Aos 10 anos, Maya Fogliatto Bulé se prepara para um momento decisivo na trajetória de uma jovem bailarina.

30 de Janeiro, 2026