
O Museu Theobaldo Becker trouxe do acervo municipal, e ainda do acervo do Museu Boa Esperança de Colorado
A “Exposição 150 Anos da Imigração Italiana” foi atração integrante da programação da 6ª Felibi - Feira do Livro de Ibirubá e 1ª Feira da Cultura, que aconteceu de 20 a 24/08 na Casa de Cultura Osvaldo Krames em Ibirubá. Eventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Ibirubá.
Um resgate à história dos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, bem como a do Grupo Fratelli, foi a tônica da exposição. A parceria entre a Associação Ítalo-Brasileira Fratelli e o Museu Municipal Theobaldo Becker rendeu uma linda e valorosa mostra.
Em forma de banners expostos, o Grupo Fratelli apresentou relatos sobre o contexto da situação do Brasil e da Itália (no período da chegada dos imigrantes no final do século XIX), as primeiras famílias que chegaram, oficialmente, ao Brasil (em 10/05/1875) e em Ibirubá (por volta de 1902), e sobre a história do grupo italiano em Ibirubá (criado em 07/04/1992). Referente à história do Fratelli, nos banners, foram apresentadas algumas fotos e referências das principais atividades da entidade desenvolvidas ao longo dos 33 anos de existência.
O Museu Theobaldo Becker trouxe do acervo municipal, e ainda do acervo do Museu Boa Esperança de Colorado, peças do cotidiano dos imigrantes do tempo da colonização italiana em Ibirubá e região.
Encontro de Coros com músicas italianas
Na noite do dia 22/08, aconteceu um encontro de coros numa programação alusiva ao tema da exposição. O Coral Italiano Fratelli e o Coral Municipal de Alto Alegre, sob a regência de Nei Schneider, cantaram duas músicas em italiano cada coro.
Ao final, sob a batuta de Nei, os dois coros se reuniram e cantaram juntos a música “Mi son talian”, autoria de Wilson Canzi, com o acompanhamento no teclado de Kelwin Fernandes.
Na recepção da noite, a presidente do Grupo Fratelli, Cecília Schweig, agradeceu aos que foram prestigiar o evento com suas presenças. “Deixamos aqui um reconhecimento e agradecimento à prefeita Jaqueline e a toda sua equipe da Cultura pela oportunidade de participação neste grande evento e pelo apoio recebido, quando pudemos falar sobre a etnia italiana na formação do povo gaúcho e ibirubense. Também destacamos o trabalho e a parceria da professora Ivaniza Coreti Lenz do Museu Municipal e nosso agradecimento ao Museu de Colorado pelo empréstimo de suas peças”, falou Cecília.
A prefeita Jaqueline Winsch também deixou uma mensagem motivadora ao público presente, reconhecendo também sua italianiedade de origem, bem como a do vice-prefeito Silvestre Rebelato.