O mesmo é organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, seção Rio Grande do Sul (ADVB/RS). Ele reconhece empresas e profissionais que se destacam por suas estratégias e campanhas de marketing inovadoras e eficazes. O prêmio tem como objetivo valorizar as melhores práticas de marketing, destacando cases de sucesso que contribuíram significativamente para o desenvolvimento das empresas e do mercado. A iniciativa está em sua 41ª edição, celebrando a excelência em marketing no estado do Rio Grande do Sul.
Com 56 anos de história, a Coprel enfrentou o desafio da abertura de mercado de energia elétrica (na qual, de forma gradativa, os consumidores podem escolher o fornecedor de energia)) e com isso, a necessidade de modernização de sua marca. A comunicação era fragmentada e a entrada em novos mercados exigia uma identidade coesa e forte. E foi aí que a Coprel definiu por realizar um rebranding estratégico de marca, para impulsionar a cooperativa como referência em energia, Telecom e soluções inovadoras, conectando pessoas e empresas ao futuro. Este processo de foi inscrito no prêmio TOP de Marketing da ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil) e o case foi indicado entre os finalistas do concurso. Os vencedores serão conhecidos nesta quinta-feira (24) em evento no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.
“Ser finalista no prêmio TOP de Marketing da ADVB/RS 2024, na categoria Branding representa um reconhecimento ao trabalho que envolveu muitas pessoas e fornecedores e que não apenas revitalizou a identidade da marca, mas também reforçou o compromisso da cooperativa com a inovação e a sustentabilidade”, reforça a orientadora de Comunicação e Marketing, Raquel Lazzarotto.
O rebranding foi uma iniciativa colaborativa, com co-criação e várias pessoas envolvidas. Foi feito grupo de trabalho, pesquisa com colegas, cooperantes e clientes e muitas imersões. Os trabalhos foram conduzidos pela Cordão, com sua diretora/consultora de branding, Daniele Lazzarotto, juntamente com a agência de Publicidade e Marketing Forza, de Passo Fundo/RS. O objetivo foi de alinhar a identidade da cooperativa com suas metas de inovação, com o compromisso de estar sempre presente na vida das pessoas e empresas e com o desenvolvimento sustentável. E este processo envolveu várias etapas estratégicas:
Colaboração e Pesquisa: A participação ativa da diretoria, gerentes e colaboradores da cooperativa e do público foi fundamental. Foram realizadas entrevistas em profundidade e uma pesquisa quantitativa que reuniu 935 respostas, ajudando a entender as percepções e expectativas dos cooperantes, clientes e empresas atendidas.
Análise Competitiva: Uma análise detalhada dos relatórios de segmento e da comunicação dos concorrentes assegurou que a Coprel se mantivesse competitiva e relevante no mercado.
Workshops Estratégicos: Workshops com a diretoria foram essenciais para alinhar os objetivos do rebranding com a estratégia corporativa da cooperativa.
Definição de Identidade de Marca: O rebranding envolveu a definição clara da identidade verbal e visual da marca. A identidade verbal incluiu a articulação do arquétipo, personalidade e tom de voz da marca, enquanto a identidade visual focou na harmonização dos elementos gráficos, como logotipo, paleta de cores e tipografia.
Conceitos e Elementos da Marca: O novo posicionamento da marca Coprel destacou-se pela arquitetura de submarcas, que expandiu o significado da marca-mãe, permitindo que cada submarca se comunique de forma específica com seu público.
A nova marca da Coprel transmite sua personalidade confiável, experiente e determinada, com um tom claro, cordial e engajador. O slogan “Cooperação que liga você ao futuro” remete a três características fundamentais: a essência cooperativa; a união de pessoas, possibilidades e oportunidades; e a preocupação com o amanhã, ao possibilitar inovação, evolução tecnológica e sustentabilidade. Tudo isso engloba a marca Coprel e todo o conjunto de serviços da cooperativa, com suas três “submarcas”: Coprel Energia, que engloba os serviços de distribuição, geração e comercialização de energia; Coprel Soluções, que representa a prestação de serviços voltados às empresas e usinas, e a Coprel Telecom, com os serviços de telecomunicações.
“Estamos vivendo um momento muito especial e desafiador em nossa cooperativa. A Coprel soma mais de cinco décadas de inovação, desenvolvimento e compromisso com a responsabilidade social e ambiental de uma cooperativa que impacta a vida de milhares de famílias e empresas. Toda a evolução dos serviços, o desenvolvimento de novos segmentos de atuação e a necessidade de seguir comunicando com clareza e eficiência demandou esta modernização da marca”, destaca o presidente da cooperativa, Jânio Vital Stefanello.
Para implementar as mudanças a partir do rebranding, foram investidos aproximadamente R$ 1 milhão de reais e a nova marca foi lançada em dois eventos, em novembro de 2022: primeiro para os colaboradores e após para conselheiros, imprensa e fornecedores. A implementação consistente garantiu que a nova identidade fosse refletida em todos os pontos de contato com o público, desde materiais de marketing até interações do serviço ao cliente.
A jornada de rebranding da Coprel é um testemunho do compromisso da cooperativa com a inovação e a sustentabilidade em mercados altamente competitivos. Com uma estratégia focada na integração de serviços, investimentos em infraestrutura e uma comunicação unificada, a Coprel se posiciona agora como referência em energia e telecomunicações.
Muitas empresas se envolveram para dar vida ao rebranding: além da Cordão e da Forza, a filmagem ficou por conta da produtora Finish e seu diretor Christian Ludtke. O material de áudio foi feito por Wavesound, uma empresa de Luis Sebastain Barbagallo e as fotos foram feitas com o fotógrafo Jonathan Diego dos Santos. “O rebranding não só reforça a identidade da marca, mas também projeta um caminho promissor, onde a Coprel permanece presente, conectando pessoas e empresas ao futuro. A indicação ao TOP de Marketing ADVB/RS 2024 já é um reconhecimento do sucesso desta transformação e do impacto positivo que a Coprel quer manter e aumentar com todos os seus stakeholders, na sua região, estado do RS e também fora dele”, finaliza Raquel Lazzarotto.