A comunidade de Quinze de Novembro se uniu para celebrar e valorizar os colonos e motoristas em um grandioso desfile e festa na Linha Jacuí. O evento contou com a participação entusiasta de dezenas de veículos, além dos grupos de cavalarianos e o clube Amigos da Terra, lotando o salão e ressaltando a importância dessas classes para o desenvolvimento do município e do país.
No inteiror de Quinze de Novembro, a comunidade se reuniu para prestar uma merecida homenagem aos colonos e motoristas, em um evento que ficará marcado na memória de todos. O desfile Colono e Motorista foi uma celebração emocionante, e um grande número de veículos, caminhões, tratores e implementos agrícolas deixaram suas tarefas rotineiras para marcar a data que celebra o trabalho incansável dessas duas classes que contribuem diretamente para o crescimento do município e do país.
“Estamos aqui na localidade de linha Jacuí na festa tradicional do Colono e Motorista, onde nós já há dois anos iniciamos um projeto de resgatar a valorização dos Colonos e dos motoristas através de uma homenagem, uma carreata. Estamos aqui hoje nesse dia tão lindo, tão especial, fizemos uma gigante carreata em comemoração ao Colono e Motorista”, afirmou o prefeito Gustavo Stolte.
O cortejo, que contou com a participação entusiasta de dezenas de veículos, foi um verdadeiro espetáculo de tradição e orgulho. Carros decorados com símbolos do campo e da agricultura, caminhões imponentes que transportam a riqueza da região, e veículos antigos que representam a história de um povo batalhador, todos juntos, percorrendo as ruas e estradas do inteiror em um desfile festivo. O salão da Linha Jacuí, ponto de encontro para a festividade, estava repleto de alegria e gratidão. A presença dos cavalarianos, que representam a cultura do campo, e do clube Amigos da Terra, foi outra atração que trouxe um brilho diferente para a comemoração do Colono e Motorista em Quinze de Novembro. O prefeito Gustavo Stolte também ressaltou a importância dos colonos e motoristas para o desenvolvimento da cidade, afirmando: “Essas duas classes estão importantes para nossa cidade, para nosso estado, para nosso país. Veja bem o quanto de esforço, quantas famílias foram afastadas, quantos pais ficaram longe dos filhos, nunca mais viram. Para aqueles que vieram colonizar nossas terras, para esses que são nossos antepassados, nossa homenagem, nosso reconhecimento a todo esse trabalho, todo esse esforço que hoje é visível através do desenvolvimento e da pujança da Agricultura.”
Almoço selou com chave de ouro a comemoração
A comunidade da Linha Jacuí se destacou pela organização exemplar da recepção e do almoço dos participantes que participavam da carreata em homenagem ao colono e motorista. Ao chegar na comunidade, o público percebeu a dedicação e o cuidado da comunidade na preparação do delicioso churrasco que selou com chave de ouro as comemorações.
A festa do Colono e Motorista não é apenas uma celebração local, mas sim um evento que ressoa como símbolo de reconhecimento e agradecimento a todos aqueles que contribuíram e continuam contribuindo para o progresso do município. A mensagem de gratidão e valorização dos colonos e motoristas ecoou durante todo o evento, reforçando a importância de preservar a história e olhar para o futuro com base em suas raízes.
Quinze de Novembro, uma comunidade formada essencialmente pelos descendentes alemães que em cerca de 120 anos chegaram no município e desde então tem sido o pilar fundamental da cultura, religiosidade, economia e desenvolvimento do município que foi um dos núcleos da Côlonia General Osório de Ibirubá. O desfile Colono e Motorista é um momento de celebração, mas também de reflexão, para que as futuras gerações nunca esqueçam o valor e a dedicação daqueles que construíram as bases para o desenvolvimento da região.
Ao final do dia, a festa ficou gravada na memória e no coração de todos os presentes. A energia contagiante, a união e o respeito entre as pessoas tornaram esse evento único e inesquecível. A comunidade de XV de Novembro tem motivos de sobra para se orgulhar e reforçar seus laços com a tradição e o trabalho árduo, que fazem dessa terra um lugar tão especial.