
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou os dados finais do Censo Demográfico 2022 para o município de Ibirubá, no Rio Grande do Sul, na quinta-feira, 23 de fevereiro. O prefeito Abel Grave recebeu os dados em uma reunião que contou com a presença de secretários e servidores municipais, vereadores, lideranças de entidades representativas e imprensa.
Durante a apresentação das informações, o Coordenador de Área do IBGE destacou alguns fatores que causaram surpresa, mas que foram entendidos pelos presentes. Entre eles, houve destaque para o crescimento não tão significativo quanto se esperava do número de domicílios vagos e para aqueles nos quais os recenseadores não foram atendidos.
Resultados prévios apresentados
Os dados, que ainda dependem de um pequeno ajuste de cálculo dos domicílios ausentes (apenas 28), indicam que Ibirubá tem 21.600 habitantes totais, como dados comparativos. O coordenador explicou que muitas pessoas que vêm para o município para trabalhar, mas que retornam todos os dias, ou aos finais de semana para a sua residência de fato, não são computadas como habitantes de Ibirubá.
Além disso, outros dados e gráficos apresentados chamaram atenção, como a oferta de trabalho, educação e saúde, que faz com que os habitantes que estavam em Ibirubá em 2000 e 2010 permaneçam em 2022, não emigrando. A expectativa de vida também aumentou consideravelmente, em 2000 havia 5% da população com 69 anos ou mais (500 pessoas aproximadamente), esse percentual agora é de mais de 9% (2.000 pessoas aproximadamente). A taxa de natalidade diminuiu de 12,7% para 11% no mesmo período, e o analfabetismo reduziu para apenas 2% da população.
Por fim, o Censo Demográfico 2022 indicou que mais pessoas estão vindo morar em Ibirubá. Em 2000, 24% da população não era natural do local, agora são quase 38% não nascidos em Ibirubá. As informações colhidas pelo IBGE ajudarão a compor um retrato mais fiel possível da população de Ibirubá e serão utilizadas para a elaboração de investimentos públicos e privados.