01 de Agosto, 2025 09h08mEducação Ibirubá por ASCOM IFRS

Estudantes do IFRS Campus Ibirubá se classificam para a fase nacional da OBAP 2025

Três estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Ibirubá foram classificados para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) 2025, um dos mais importantes eventos educacionais voltados ao

Três estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Ibirubá foram classificados para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) 2025, um dos mais importantes eventos educacionais voltados ao ensino técnico no país. A equipe, formada por Mateus Goergen, Isabel Pinno e Taíssa Klassmann, conquistou a vaga após se destacar entre cerca de 1.800 equipes inscritas de todo o Brasil. As cidades de Petrolina (PE) e Senhor do Bonfim (BA) recebem a fase nacional em agosto. “A OBAP é uma excelente oportunidade de avaliar como é feito o aprendizado em diferentes regiões do país, conhecer novas realidades e culturas. A área da agropecuária é muito ampla, então vivenciar esse desafio é fundamental para a formação dos estudantes”, explica o professor Jardel Kirchner, que coordena a equipe e acompanhará os alunos na viagem.
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais promove a competição com o objetivo de estimular o ensino técnico em agropecuária, promover a integração entre instituições e valorizar o protagonismo estudantil. Mais informações sobre a edição deste ano estão disponíveis no site oficial da OBAP. A primeira fase da OBAP consistiu em uma prova teórica online. O conteúdo exigido foi abrangente e desafiador, pois os temas abordaram diversas regiões do país que não estão no conteúdo diário dos estudantes.
Para a fase nacional, os estudantes estão se preparando para provas práticas em áreas diversas, como inseminação animal, regulagem de semeadora, aplicação de vacinas, irrigação, alimentos e preparo de caldas agrícolas. Entretanto, alguns desses tópicos eles ainda não viram no curso e precisam complementar o aprendizado à tempo da competição.
“São nove provas práticas com diferentes níveis de dificuldade. Estamos buscando apoio dos professores especialistas em cada área para chegar bem preparados”, explica Taíssa.

Publicidade

Notícias relacionadas

Ibirubá fecha 2025 com superávit de R$ 9 milhões e projeta investimentos estratégicos para 2026

Finanças equilibradas permitem novo ciclo de obras, valorização dos servidores e expansão de serviços

16 de Janeiro, 2026

Casal leva ajuda humanitária a regiões isoladas do país por meio da ONG Minha Missão

A partir de Ibirubá, casal integra missões humanitárias que mobilizam voluntários de todo o país

09 de Janeiro, 2026

Casa do Papai Noel vira símbolo do Natal em Ibirubá e encanta pela beleza da arquitetura

Projeto assinado pelas arquitetas Amanda Kogler e Fabiana Timm foi escolhido por votação popular e transformou a Praça General Osório em ponto de encontro das famílias

22 de Dezembro, 2025