26 de agosto, 2024 09h08m Ibirubá em destaque por Jornalista - Cristiano Lopes

Poda suspeita de ser irregular em Ibirubá gerou polêmica e questionamentos de moradores

Na tarde de quarta-feira a reportagem viu uma equipe de uma empresa terceirizada realizando a poda em algumas ruas no bairro São Jacob, o mesmo das podas do final de semana. Tentamos falar com os funcionários mas eles não quiseram falar.

A recente poda de árvores realizada em Ibirubá tem gerado forte repercussão entre os moradores e chamou a atenção da reportagem da Redação Integrada. O Repórter Ademir Camargo foi conversar com o engenheiro florestal Nelson Nicolodi que presta serviços para a Prefeitura de Ibirubá nas questões ambientais. As reclamações começaram no final de semana, quando diversos cidadãos notaram o corte excessivo e a falta de recolhimento dos galhos, prática que segundo a prefeitura contraria as diretrizes ambientais vigentes no município.
Nelson confirmou que existe uma licença emitida pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) para realizar podas em áreas urbanas, mas essa atividade deve ser acompanhada tecnicamente e cumprir certas condições, como o recolhimento adequado dos resíduos gerados.  “A licença é clara: a empresa tem que realizar a poda e dar destino correto aos galhos. O município é responsável por indicar um local licenciado para o depósito desses resíduos. O que vimos neste fim de semana está incorreto e ilegal, e vamos encaminhar para a fiscalização. A RGE terá que esclarecer”, destacou Nicolodi.
Segundo o engenheiro, o erro foi ainda maior por conta da execução sem supervisão técnica adequada, resultando em cortes drásticos, como observado na Rua Porto Alegre. “É inadmissível que árvores sejam podadas de maneira tão radical, sem um acompanhamento técnico, gerando impacto visual e ambiental negativo para a comunidade”, afirmou.
Além disso, Nicolodi ressaltou a importância de que essas podas não sejam realizadas durante o final de semana, a menos que sejam emergenciais. “Uma poda de manutenção regular não deve ocorrer em dias de descanso, exceto em situações de emergência, como queda de galhos que interrompam o fornecimento de energia”, disse.
O órgão ambiental municipal já está tomando as devidas providências, com a notificação da RGE para que esclareça os fatos. Além disso, será exigido que a empresa apresente a cópia da licença ambiental e detalhes sobre o acompanhamento técnico da atividade.
Moradores que se sentirem prejudicados podem relatar as ocorrências ao órgão ambiental local, pelo telefone (55) 3324-8570, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Na tarde de quarta-feira a reportagem viu uma equipe de uma empresa terceirizada realizando a poda em algumas ruas no bairro São Jacob, o mesmo das podas do final de semana. Tentamos falar com os funcionários mas eles não quiseram falar.

Publicidade

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias