Artesanato em Foco qualifica profissionais em Ibirubá e reforça cultura local
“O trabalho artesanal tem valor cultural e econômico”, destacou Fernanda Sklovsky, consultora do governo.

Programa estadual promoveu seminários nos dias 9 e 10 de setembro com foco em técnicas, marketing e valorização da identidade cultural
O município foi palco de mais uma importante ação de qualificação profissional com a realização do seminário Artesanato em Foco, nos dias 9 e 10 de setembro, junto à Biblioteca Pública Municipal. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, teve como objetivo capacitar artesãos locais, valorizando suas produções e reforçando o artesanato como expressão da identidade cultural e alternativa de geração de renda.
O evento integrou o cronograma do programa RS Qualificação Recomeçar, que também vai disponibilizar sete cursos de capacitação para mais de 100 alunos em Ibirubá, fortalecendo a mão de obra local e preparando profissionais para o mercado de trabalho. Os alunos selecionados terão direito a uma bolsa de incentivo de até meio salário mínimo durante a qualificação.
A programação do Artesanato em Foco ofereceu oficinas e palestras sobre técnicas artesanais, curadoria, avaliação de produtos, design territorial e noções básicas de marketing digital, ampliando a visão dos participantes sobre o potencial econômico do setor.
Durante a abertura do evento, o secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, destacou o papel transformador da qualificação.
“É preciso construir pontes entre o governo, os municípios e as pessoas. Seguimos juntos, levando oportunidades e esperança para quem mais precisa”, afirmou.
Presente na atividade, a prefeita de Ibirubá, Jaqueline Winsch, reforçou o apoio da administração municipal à economia criativa.
“O artesanato é mais que um ofício; ele carrega nossas raízes, nossa história. Valorizá-lo é uma forma de desenvolver a cidade com identidade e inclusão”, afirmou.
A programação contou ainda com a participação de Fernanda Sklovsky, designer de produtos e consultora do governo do RS na área de artesanato, que conduziu uma das oficinas. Segundo ela, o contato direto com os artesãos é essencial para orientar e despertar o olhar empreendedor. “Quando o artesão entende que seu trabalho tem valor cultural e econômico, ele começa a enxergar novas possibilidades. É um processo de empoderamento profissional”, destacou.
Outro nome presente no seminário foi o diretor de Trabalho, Emprego e Renda do Estado, Luís Fernando Rosa, que reforçou a importância de iniciativas descentralizadas. “Levar capacitação para o interior é democratizar oportunidades. Cada peça produzida aqui carrega um pedaço do Rio Grande do Sul. Nosso papel é ajudar a potencializar esse valor”, declarou.
A agenda contou também com a presença do vice-prefeito Silvestre Rebelato, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Ambiental Liberto Franken, do coordenador de Indústria e Comércio Ércio Ernani Greff, e da coordenadora do SINE local, Evanir Lindemayer, que participaram das discussões sobre o impacto das ações de qualificação no desenvolvimento regional.
Notícias relacionadas
IBIRUBÁ EM DESTAQUE
Border da Pitangueira coloca Ibirubá no pódio do Campeonato Brasileiro de Pastoreio
IBIRUBÁ EM DESTAQUE
Debate em Ibirubá alerta para avanço dos crimes virtuais e reforça importância da denúncia no combate à violência infantil
IBIRUBÁ EM DESTAQUE
Ibirubá muda rotina do descarte e aposta em nova etapa da gestão de resíduos
IBIRUBÁ EM DESTAQUE
