Na terça-feira, 9 de março, agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar RS realizaram uma fiscalização em três estabelecimentos no município de Ciríaco, no Rio Grande do Sul. Entre os locais fiscalizados estavam um mercado, uma empresa de laticínios e o varejo desta última. Durante a ação, foram apreendidas 1,560 tonelada de alimentos impróprios para o consumo. Todos os estabelecimentos fiscalizados foram autuados e a empresa de laticínios foi totalmente interditada.
O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco - Segurança Alimentar), informou que as principais irregularidades encontradas durante a fiscalização foram alimentos sem procedência, produtos sem identificação adequada e com a validade vencida. Na empresa de laticínios, que foi interditada, havia peças de queijo mofadas prestes a serem raladas, além de uso de rótulos falsificados. O promotor ainda destacou que já havia registros de intimidação contra fiscais do município, o que resultou em pelo menos 13 autuações durante a operação. Haverá desdobramentos na esfera cível e inquérito policial.
A fiscalização contou com a participação de representantes da Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal de Ciríaco, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). A operação teve como objetivo garantir a segurança alimentar dos consumidores da região e combater a venda de produtos impróprios para o consumo.