26 de julho, 2024 09h07m Homenagem por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Telmo Pedrinho Prass é Cidadão Ibirubense

Quatro décadas de história na Terra da Pitangueira fizeram ele receber o título da Câmara de Vereadores

Na noite de segunda-feira (22), a Câmara de Vereadores de Ibirubá foi palco de uma homenagem especial. O empresário Telmo Pedrinho Prass recebeu o título de Cidadão Ibirubense. A cerimônia contou com a presença de seus filhos Luise, Fábio e Eduardo, além de genro, noras, netos e familiares de outras cidades.

Nascido em Marques de Souza, quando ainda era um distrito de Lajeado, Telmo cresceu em Forquetinha até 1979, mudando-se para Ibirubá em 1980. Filho de Edgar e Lucita Prass (ambos falecidos), Telmo tem quatro irmãos: Sônia, e Karina, além dos gêmeos Ireno e Irineu, ambos falecidos.
Formado no Colégio Alberto Torres em Lajeado, Telmo foi professor no ensino primário por dois anos e atuou como Secretário de Turismo na gestão do prefeito Alipio Huffner, antes de se estabelecer no comércio. Em sua terra natal, fundou o Nacional Futebol Clube. Telmo iniciou sua relação com Ibirubá em 1972, visitando a cidade e outros 14 municípios da região para vender relógios e joias. Em 1977, casou-se com Vanice Schwartz, com quem teve três filhos: Luise, que é médica geriatra em Porto Alegre, Fábio, que atua como engenheiro mecânico em Sapezal-MT, e Eduardo, engenheiro florestal em Ibirubá. Telmo é avô de seis netos: Vitor e Caterine (gêmeos), João Pedro, Davi Luis, Joana e Beatriz.
Quando se mudou para Ibirubá em 1980, Telmo entrou no ramo de sorveteria com a famosa Big Milk. Anos depois o tradicional ponto de venda de sorvetes e picolés da rua General Osório mudou o nome para Doce Mania. Telmo administrou também a Óptica Prass e o Hotel Central, consolidando sua veia empreendedora. Ao longo dos anos desempenhou um papel ativo na comunidade ibirubense. Foi presidente da ACISA por seis anos, presidiu o Lions Clube em duas gestões e foi um dos fundadores da Maçonaria João de Barro em Ibirubá. Serviu como Secretário Municipal da Indústria e Comércio duas vezes no governo do Frentão e participou do esporte como coordenador da base do Juventude (SAJO) e presidente do SER Ipiranga, além de colaborar com a base da ASIF.
Na política, presidiu o Partido Progressistas e coordenou campanhas. Atuou na criação da COEMPA junto a membros do Rotary Clube e outras lideranças locais. Conseguiu através do Deputado Pedro Westphalen a transferência de um hectare na vila Hermany, pertencente ao DAER, para o Município de Ibirubá.
“Hoje é talvez um dos dias mais felizes da minha vida”, resumiu em entrevista ao repórter Andrei Grave minutos antes de ser homenageado na Câmara. Com um hobby de longa data na pescaria, Telmo valoriza profundamente as amizades que cultivou ao longo de seus anos em Ibirubá, considerando-as seu maior patrimônio. Após a homenagem os convidados foram recepcionados em um jantar de confraterenização no Clube Divertido.
 

Publicidade

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias