05 de julho, 2024 13h07m FESTA DA COMUNIDADE por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

A tradição italiana na Capela Fátima: Uma celebração de união e cultura do interior

Realizada no domingo, 29 de junho, o almoço italiano promoveu a união da entidade da comunidade e mostrou a força das suas raízes

Na querida Capela Fátima, localizada no interior de Ibirubá, um evento tradicional vem ganhando força e transformando-se ao longo dos anos: o almoço italiano, que evoluiu de um simples encontro de amigos para um dos eventos mais aguardados pela comunidade. Esta história é narrada a partir dos relatos dos moradores, que descrevem a evolução da festa, a importância da união dos habitantes locais e as mudanças ocorridas ao longo dos anos.

O que começou como uma brincadeira entre amigos rapidamente conquistou o apoio de toda a comunidade, transformando-se em um evento essencial para a região. Mônica Beatriz, que mora na Capela Fátima há 20 anos e é casada com Angelo Ubessi, conta como tudo começou:
"A ideia surgiu de uma brincadeira entre amigos e rapidamente ganhou apoio da comunidade, tornando-se um evento essencial para a região. A receita original incluía pratos como salame, cudiguim, tripa grossa, linguiça, torresmo e galinha recheada, mas com o tempo, a polenta e a massa se tornaram parte importante do cardápio. A comunidade sempre trabalhou junta para preparar a festa, com cada um contribuindo com seus talentos e habilidades, desde a carneação até a produção de pães e cucas."
A Evolução do evento
Inicialmente um jantar, o evento foi adaptado para um almoço, com um buffet que oferece uma maior variedade de pratos e sobremesas. Mônica relembra as transformações:
"O jantar foi adaptado para um almoço, com o buffet como forma de servir e a sobremesa com maior variedade de opções. A história do jantar italiano é um exemplo de união e trabalho em equipe, mantendo viva a tradição e a cultura italiana na região."
O evento só é possível graças ao empenho e à colaboração de todos os moradores. Desde a preparação dos pratos até a organização do evento, todos se envolvem de alguma forma. Angelo Ubessi, que sempre participou ativamente da organização, compartilha suas experiências:
"A gente às vezes acha difícil começar, mas depois que começa tem um mundo de pessoas da comunidade sempre empurrando a gente, ajudando e incentivando. Participar em tudo, na verdade, é um orgulho. Para nós, termos um almoço que antes era um jantar é motivo de orgulho, especialmente para os jovens que estão sempre juntos. O futuro é dos jovens, porque nós já estamos com a idade avançada, mas sempre tem um sucessor em cada comunidade."
Mantendo a tradição viva
Mesmo com o passar dos anos e as inevitáveis mudanças, a essência do evento permanece a mesma: celebrar a união e a cultura da comunidade italiana. Ângelo destaca a importância de envolver as novas gerações:
"Existem pessoas com vontade de trabalhar em benefício da sua comunidade, trazendo e transmitindo coisas boas, principalmente esses costumes italianos. Na Capela Fátima, o italiano sempre predomina. Eu fui coordenador por dois anos lá, com muito orgulho, e tive uma colaboração muito grande das pessoas da comunidade. Agradeço sempre a todos que incentivam e apoiam, especialmente os jovens e crianças que estão vindo e acompanhando os pais. Sem criança e sem jovem, nada anda, e isso é nosso orgulho: ter pessoas, crianças junto com a gente."

A celebração da cultura  e da culinária italiana
O tradicional jantar italiano, que desde 2022 se tornou almoço italiano da Capela Fátima, é mais do que um simples evento gastronômico; é uma celebração de união, cultura e trabalho em equipe. Mantendo viva a tradição e a cultura dos imigrantes italianos na região, a comunidade de Capela Fátima mostra que, quando todos trabalham juntos, é possível transformar uma simples ideia em um evento que se torna parte essencial da identidade local.
Na edição de 2024 realizada no domingo (30/06), o salão de Capela Fátima recebeu mais de 550 pessoas para o almoço. Uma das atrações do evento foi o audiovisual produzido com depoimentos de integrantes da comunidade relembrando os principais eventos que aconteceram na localidade como as festas de São João e os jantares típicos. O vídeo está disponível no canal do Youtube do Jornal o Alto Jacuí.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Sicoob Creditaipu promove apoio e solidariedade através do Fundo de Investimento Social (FIS)

Na última semana, o Sicoob Creditaipu percorreu diversas cidades da região, levando apoio e solidariedade através do Fundo de Investimento Social (FIS).

08 de julho, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias