
A iniciativa de trazer a universidade para dentro do ambiente industrial foi celebrada por todos os envolvidos como um marco importante para a construção de pontes entre ensino, pesquisa, extensão e setor privado.
Uma comitiva da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, esteve em Ibirubá nos dias 26 e 27 de setembro para uma série de visitas técnicas a empresas. O objetivo da agenda foi aproximar a universidade das demandas do setor produtivo da região, buscando construir parcerias voltadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e formação de mão de obra qualificada.
A programação incluiu visitas a empresas de referência como Coprel Energia, Vence Tudo, AGCO e Indutar Tecnometal, além de reuniões com lideranças locais. A iniciativa foi articulada pela professora e servidora municipal Viviane Kanitz Gentil, que também acompanhou a delegação.
Participaram da comitiva os professores Leonardo Bidese de Pinho, Érico Marcelo Hoff do Amaral, Sandro da Silva Camargo, Isaphi Marlene Jardim Alvarez e Enoque Dutra Garcia, todos com atuação em cursos de engenharia e programas de pós-graduação na universidade.
Os docentes destacaram o alto nível tecnológico das empresas e a receptividade encontrada.
“Estamos deslumbrados com o que vimos aqui. Já tínhamos conhecimento do potencial da região, mas ver de perto impressiona. Enxergamos muitas possibilidades de cooperação”, afirmou o professor Leonardo Pinho, que atua nos cursos de Engenharia da Computação e no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada ao Agro.
A proposta da Unipampa é conectar o conhecimento acadêmico à realidade prática das empresas, oferecendo suporte técnico e formação continuada, inclusive com cursos de pós-graduação e extensão.“Queremos trazer nossos alunos para estagiar e aprender com a indústria local, mas também abrir espaço para que profissionais daqui possam estudar conosco, mesmo a distância”, completou.
Já o professor Érico Amaral enfatizou que a universidade pode atender demandas específicas de empresas em áreas como automação, inteligência artificial, ciência de dados e outras frentes tecnológicas. Ele também mencionou a estrutura do parque tecnológico em implantação no campus Bagé, que pode abrigar startups ligadas ao setor agroindustrial.
Na Indutar, a comitiva foi recebida pela diretora Magali Stadtlober, que destacou a importância da aproximação com instituições de ensino superior. “Esse projeto é fundamental para o desenvolvimento do município. Ter acesso à universidade, ainda mais com possibilidades online, é uma forma de transformar a realidade de jovens e qualificar ainda mais o setor industrial”, comentou.