17 de outubro, 2023 14h10m Cultura por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Academia Ibirubense de Letras (AIL) lança sua primeira coletânea literária na FELIBI

A Academia Ibirubense de Letras (AIL), uma instituição criada para promover a literatura em Ibirubá, atingiu um marco significativo em sua história. Durante a próxima Feira do Livro de Ibirubá, a AIL lançará sua primeira coletânea literária.

Lançamento está agendado para o dia 19 de setembro, na Casa de Cultura Osvaldo Krames
Lançamento está agendado para o dia 19 de setembro, na Casa de Cultura Osvaldo Krames

A Academia Ibirubense de Letras (AIL), uma instituição criada para promover a literatura em Ibirubá, atingiu um marco significativo em sua história. Durante a próxima Feira do Livro de Ibirubá, a AIL lançará sua primeira coletânea literária. Esta obra especial reúne uma rica diversidade de gêneros literários, incluindo contos, poemas e artigos, todos produzidos por membros da academia.

A primeira coletânea da Academia Ibirubense de Letras promete marcar um momento histórico para a literatura na cidade e demonstra o compromisso contínuo da academia em promover e celebrar o talento literário local. Para os amantes da leitura e da escrita, este é um evento imperdível durante a Feira do Livro de Ibirubá, oferecendo uma oportunidade única de celebrar a literatura local. Roberto Aurélio dos Santos e Patrícia da Silva de Farias, membros da Academia Ibirubense de Letras, detalharam o processo de criação da coletânea literária e a diversidade de gêneros presentes na obra em entrevista para a Redação Integrada. A coletânea, composta por contos, poemas, artigos e muito mais, demonstra o talento multifacetado dos escritores locais. Patrícia enfatizou o desafio que alguns membros enfrentaram ao escrever poesia, uma forma de arte que não dominavam anteriormente. Isso exemplifica a diversidade de estilos literários encontrados na coletânea. Roberto acrescentou que o livro inclui uma mistura de gêneros, tornando-o atraente para uma ampla audiência de leitores. A coletânea, composta por contos, poemas, artigos e muito mais, demonstra o talento multifacetado dos escritores locais. "É uma grande honra voltar a este microfone para divulgar esta publicação tão importante, não só para nós escritores, mas também para nossa cidade. Uma Academia de Letras é um marco na cultura local, e esta coletânea reflete nossa riqueza literária", afirma Roberto Aurélio dos Santos, sexta cadeira da AIL. Patrícia da Silva de Farias, a 12ª cadeira da academia, explica a gama de gêneros presentes na coletânea: "Temos poesias, crônicas, contos, artigos, e muito mais. É um livro eclético, capaz de agradar a diversos gostos, além de refletir a diversidade de estilos literários em nossa academia."


Esta publicação, fruto do compromisso da AIL com a promoção da cultura e da literatura locais, estará disponível em quantidade limitada, especialmente em seu lançamento, que ocorrerá durante a Feira do Livro de Ibirubá, no dia 19 de setembro. Além disso, os exemplares também poderão ser adquiridos através do site da editora Dialogar. "É um livro para conhecer os autores locais. Desde historiadores e pesquisadores a escritores de poesia e prosa, a coletânea celebra a rica herança literária de nossa região", destaca Patrícia.


Roberto acrescenta que a obra é uma oportunidade imperdível para apoiar a literatura local e celebrar o talento literário de Ibirubá. "A coletânea é um testemunho do compromisso contínuo da academia em promover e valorizar a escrita local. Aqueles que valorizam a literatura não devem perder a chance de adquirir essa obra, que representa o início de uma emocionante jornada literária em Ibirubá."

Publicidade

Além do conteúdo em si, a coletânea traz consigo uma marca de distinção: um prefácio escrito pela Academia Rio-Grandense de Letras, que reconhece a qualidade das obras e a importância da literatura local. Doze escritores da AIL participaram da coletânea: Jorge Gonçalves Ferreira, José Luiz Dorsdt, Vanessa Fontana Rebelato, Henrique Hentges, Andrei Grave, Marcos T. Nogueira, João V. Sand, Elói Franz, Lauro Muller, Roberto dos Santos, Claudia Willrich Klein e Patricia de Farias.

Disponibilidade limitada e  lançamento na Feira do Livro fomentando a cultura em  Ibirubá
A Academia Ibirubense de Letras está comprometida em fomentar a cultura literária em Ibirubá. Esta coletânea marca um passo significativo na promoção dos escritores locais e na celebração da diversidade literária. Aqueles que valorizam a literatura não devem perder a chance de adquirir essa obra, que representa o início da jornada literária.

Imortais da AIL
Os quatorze acadêmicos fundadores da AIL, por ordem de idade, são: Nabor Faria, Elói Edmundo Franz, Lauro Valdir Müller, Magda D’Amico Teixeira Pimentel, Jorge Gonçalves Ferreira, Roberto Aurélio dos Santos, José Luiz Dorsdt, Cláudia Willrich Klein, Vanessa Schwanke Fontana Rebelato, Henrique Antônio Hentges, Andrei Maciel Grave, Patrícia da Silva de Farias, Marcos Tomás Nogueira e   João Vítor Sand Theisen   

Publicidade

Notícias relacionadas

Sustentabilidade e crescimento: a visão de Dirson Gabe na piscicultura

Mais do que um negócio, a atividade é uma forma de contribuir para a segurança alimentar e a preservação ambiental

03 de setembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias