22 de outubro, 2022 13h10m Cultura por Cristiano Lopes

Cantigas de Outubro enaltece a manifestação do canto coral

O anfitrião, Coral Municipal de Ibirubá, realizará a 13ª edição deste tradicional evento de coros, a partir das 19h30, na Casa de Cultura Osvaldo Krames com Entrada franca para a comunidade.

Cada grupo apresentará quatro músicas de repertórios nos mais variados estilos musicais em uma noite mágica.
Cada grupo apresentará quatro músicas de repertórios nos mais variados estilos musicais em uma noite mágica.

O canto coral configura- -se como uma prática musical exercida e difundida nas mais diferentes etnias e culturas. Por apresentar-se como um grupo de aprendizagem musical, desenvolvimento vocal, integração e inclusão social, o coro é um espaço constituído por diferentes relações interpessoais e de ensino e aprendizagem, exigindo do regente uma série de habilidades e competências referentes não somente ao preparo técnico musical, mas também à gestão e condução de um conjunto de pessoas que buscam motivação, aprendizagem e convivência em um grupo social. 

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Ibirubá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, que é uma grande incentivadora do canto coral. O Coral Municipal (categoria adulto) registra neste ano 44 anos de atividades e 34 anos de sua Lei de Criação (nº 883 de 11/11/1988). Nesta edição, o evento terá apresentações dos grupos de cantores: Coral A Voz do Coração (de Nonoai), Coral Divertido (de Ibirubá), Coral Municipal Infanto-Juvenil Utopia (Ibirubá – também mantido pela municipalidade) e o próprio coro anfitrião. Na programação, haverá ainda mais um coro a confirmar presença nos próximos dias. 

Cada grupo apresentará quatro músicas de seus repertórios nos mais variados estilos musicais. Segundo Nei Leandro Schneider, maestro dos coros adulto e infanto-juvenil de Ibirubá, ambos estão se preparando há algum tempo para o evento com trabalhos novos a mostrar ao público. “Junto com coros da região, o Cantigas noite de cantos, de música. Esperamos um público legal que venha prestigiar o canto coral, que tem um incentivo diferenciado da Prefeitura de Ibirubá”, convidou o maestro. Nei ainda revelou que o Coral Municipal de Ibirubá foi convidado a participar de uma grande programação de Natal no Uruguai em dezembro. 

Publicidade

O grupo também está preparando o repertório natalino para as apresentações deste ano. A entrada é gratuita e toda a comunidade é convidada a prestigiar os corais, convidou o professor Henrique Hentges, secretário municipal. “O Cantigas é um evento de muita qualidade do canto coral, uma expressão cultural muito forte em nosso município. 

A Secretaria tem incentivado e aportado recursos para trazer cultura e música de qualidade à nossa população. Convidamos a todos para participarem”, enfatizou Henrique. Após o evento, todos os coralistas participarão de um jantar de integração junto ao Clube Divertido, no bairro Hermany. Há 13 anos, o evento Cantigas de Outubro enaltece a manifestação do canto coral, e já recebeu corais renomados de vários locais do Rio Grande do Sul. O Cantigas de Outubro é organizado pelo Coral Municipal de Ibirubá, tendo à frente o maestro Nei Leandro Schneider, sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Ibirubá, através do Departamento de Cultura e Turismo vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. “É um momento muito especial para a Cultura do município de Ibirubá. O evento enaltece a manifestação do Canto Coral, valoriza nossos talentos e a música de qualidade”, destacou o secretário da pasta, Henrique Hentges.

Publicidade

Notícias relacionadas

Produtos frescos e tradição marcam a feira do produtor de Quinze de Novembro

A feira tem localização estratégica na entrada do município pela VRS-824

11 de novembro, 2024

Morangos do Marco Grande: iniciativa de diversificar a renda da propriedade rural de Paulo Konrad deu certo

Iniciativa que começou durante a pandemia se transforma em sucesso na diversificação agrícola

28 de outubro, 2024

Tamara, 26 anos, a mulher mais votada da história do legislativo de Quinze de Novembro

Com planos audaciosos, a jovem deve ser a presidente da Câmara em 2025

28 de outubro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias