
A formatura da 5ª turma do projeto Jovens Talentos, do Instituto Filhos do Coração, reuniu a Orquestra Jovens Talentos e os Corais Municipais Adulto e Infantojuvenil Utopia
Sob a regência dos maestros Nei Leandro Schneider e Leandro Sudbrack, o espetáculo apresentou um repertório eclético, que abrangeu desde clássicos da música popular brasileira, como Roberto Carlos, até ícones do rock internacional, como Deep Purple. A apresentação foi estruturada em três momentos: uma abertura com os corais, seguida pela orquestra e, por fim, uma execução conjunta que emocionou o público.
O projeto Jovens Talentos, principal atração da noite, foi iniciado em 2013 a partir de uma parceria entre o Instituto Filhos do Coração e o Rotary Club de Ibirubá. A iniciativa oferece formação musical a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da rede municipal de ensino. Atualmente, o projeto atende 60 alunos, fornecendo instrumentos, uniformes, transporte, alimentação e acompanhamento de uma assistente social.
Desde 2023, o Instituto é reconhecido pelo Ministério da Cultura como o único Ponto de Cultura de Ibirubá. A manutenção das atividades depende de recursos obtidos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/Pró-Cultura RS) e do apoio de uma rede de parceiros, que inclui a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, Rotary Club, Lions Clube, Sicredi, Cotribá e Casa da Amizade, além de doações de pessoas físicas e jurídicas.
A presidente do Instituto Filhos do Coração, Thaís Wandscheer, agradeceu o apoio da comunidade e ressaltou o impacto do projeto na vida dos participantes. “Eles se dedicaram intensamente para este espetáculo, e ver a Casa de Cultura lotada é o reconhecimento de todo esse esforço. Agradecemos de coração a presença e o apoio de todos os parceiros”, afirmou Wandscheer.
A coordenação musical do Instituto é liderada por Cecília Carmela Schweig, com um corpo docente que inclui os professores maestro Nei Leandro Schneider e Kelvin Fernandes dos Santos. O projeto também conta com a participação dos maestros convidados Renato Santos (madeiras) e Ademir Schmidt (flauta transversal), referências no ensino instrumental no estado.
O evento contou ainda com a participação do Coral Municipal Adulto de Ibirubá, fundado em 1978 e atualmente com 25 integrantes sob a coordenação de Regiane Schiefelbein-Rochel, e do Coral Municipal Infanto juvenil Utopia, que representa a nova geração de cantores do município.






















