
Em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo reconhecimento da cultura gaúcha, a Câmara de Vereadores de Quinze de Novembro homenageou os protagonistas de um feito inédito:
Eles foram a Caxias do Sul buscar a Chama Crioula e trouxeram-na a cavalo para o município, de onde a centelha foi distribuída para os 22 municípios da 9ª Região Tradicionalista. A proposta de homenagem partiu do vereador Vilson Budke, tradicionalista atuante e conhecido pelo envolvimento com diversas entidades do município. “Acompanhei de perto o esforço desses homens e mulheres. Sei o quanto cada um deixou em casa para viver essa cavalgada de 15 dias. É um reconhecimento mais do que merecido”, afirmou o vereador. A presidente da Câmara, Tamara Dressler, acolheu prontamente a proposta e conduziu a sessão solene. “Foi uma noite para ficar na história de Quinze de Novembro. Uma homenagem feita com o coração, onde a Câmara reconhece o trabalho voluntário, dedicado e apaixonado dessas pessoas que mantêm viva a tradição gaúcha”, destacou.
Ambos os vereadores ressaltaram que a homenagem foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa. Os brindes e certificados entregues aos homenageados foram organizados em parceria entre Vilson e Tamara. “Essa união entre o Legislativo e a comunidade mostra que valorizamos nossas raízes. Todos os vereadores apoiaram e ajudaram para que essa noite fosse especial”, disse a presidente.
Orgulho local e referência regional
A cavalgada que trouxe a Chama Crioula percorreu cerca de 330 quilômetros entre Caxias do Sul e Quinze de Novembro, reunindo cavalarianos de diferentes municípios da 9ª Região Tradicionalista. Quinze de Novembro, além de receber a chama, foi sede da distribuição regional, reunindo representantes de 22 municípios em uma grande celebração tradicionalista. Durante a homenagem, Tamara também enfatizou o papel da juventude e das mulheres no movimento, citando a jovem Brenda Von Grafen como símbolo dessa nova geração. “Como mulher, me emociono em ver outra mulher se destacando em um ambiente que antes era majoritariamente masculino. A Brenda mostrou que coragem e paixão não têm idade nem gênero”, afirmou.
CTG recebe novo espaço
Além da homenagem, os vereadores aproveitaram a ocasião para reforçar o convite à comunidade para participar da Semana Farroupilha, que segue com programação intensa até o dia 20 de setembro. O encerramento das festividades contará com a inauguração do novo espaço físico do CTG Querência do Sul, uma antiga demanda da entidade tradicionalista. “Esse espaço é resultado do esforço de muitos. É importante reconhecer também aqueles que participaram de jantas, rifas, eventos e contribuíram de alguma forma. O CTG faz a diferença na vida das crianças e jovens, assim como fez na minha”, relembrou Tamara, que também já foi prenda de faixa e dançarina da entidade. Para Vilson Budke, a valorização da cultura gaúcha deve ser constante. “Temos que manter viva essa chama – não só a que veio de Caxias, mas a que está dentro de cada tradicionalista. E homenagens como essa ajudam a inspirar novos cavalarianos, prendas, peões e famílias a seguirem neste caminho.”