08 de Outubro, 2022 15h10mPolítica por Cristiano Lopes

Bolsonaro vence em todos os municípios da região

A apuração dos votos do primeiro turno das eleições de 2022 no Brasil só terminou na manhã da terça-feira (4), com 100% das urnas totalizadas, mas na noite de domingo já havia a confirmação da realização de um segundo turno em 30 de outubro entre o ex--presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). No estado, a disputa será entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB).

Lula saiu com vantagem no primeiro turno e Bolsonaro busca ampliar votação em busca da reeleição.
Lula saiu com vantagem no primeiro turno e Bolsonaro busca ampliar votação em busca da reeleição.

Foi uma eleição muito acirrada em que o presidente Jair Bolsonaro liderou boa parte da apuração até que grandes colégios eleitorais do nordeste entrassem na soma dos votos, fazendo com que o petista assumisse a liderança na apuração até o final. Lula ficou em primeiro lugar em 3.378 cidades do Brasil, com grande preponderância no Nordeste, enquanto Bolsonaro conquistou a dianteira em 2.192 cidades, com destaque para as regiões Centro-Oeste e Sul.  

Mourão contraria previsões e se elege senador no Rio Grande do Sul

Em sua estreia solo na política, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos-RS), surpreendeu. Com uma boa margem de votos, ele venceu a disputa pelo Senado no Rio Grande do Sul, batendo dois adversários tradicionais — o ex-governador Olívio Dutra (PT) e a ex--senadora Ana Amélia (PSD).

A Eleição na região

Aqui na região nenhum incidente grave ocorreu, apenas uma situação atípica foi registrada em Ibirubá onde um eleitor desmaiou enquanto votava. O fato aconteceu na seção 58, no centro da cidade, por volta do meio-dia. Ele foi conduzido ao Hospital da Comunidade Annes Dias, já acordado. A votação do eleitor foi concluída parcialmente. Mesmo com alguns problemas de demora na votação, como o caso das seções eleitorais da escola Santa Teresinha em Ibirubá que registraram filas durante a manhã onde alguns eleitores tiveram que esperar mais de 30 minutos para poder votar, o Juiz Eleitoral Ralph Moraes Langanke afirmou que a eleição ocorreu dentro da normalidade. “ Tivemos alguns pequenos problemas como a substituição de duas urnas e as filas em alguns horários, mas não tivemos nenhuma situação mais grave que pudesse influenciar no processo eleitoral” destacou. Ele concluiu avaliando que o comportamento e a postura dos eleitores fo perfeita e o clima democrático foi completamente respeitado. “ Não tivemos nenhuma ocorrência registrada durante o processo nos municípios de Ibirubá e Quinze de Novembro que fazem parte do nosso Cartório Eleitoral” finalizou.

Ibirubá

Em Ibirubá, Jair Bolsonaro, do PL, teve 60,31% dos votos para a Presidência (8.129 votos), enquanto Lula foi a escolha de 31,60% dos eleitores (4.259 votos) do município. Para o cargo de governador, Onyx Lorenzoni recebeu 45,77% dos votos (5.990 votos), o segundo colocado nesse cenário foi Eduardo Leite, com 26,94% (3.526 votos). Para o Senado, Hamilton Mourão liderou as escolhas do município, com 6483 votos. Carlos Gomes, foi o mais votado para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 1968 votos. Para o cargo de deputado estadual, Clair Kuhn foi o mais votado pela cidade, com 4853. A eleição em Ibirubá teve 14,68% de abstenção.

Publicidade

Quinze de Novembro


Em Quinze de Novembro Jair Bolsonaro, teve 61,21% dos votos para a Presidência (1.848 votos), enquanto Lula foi a escolha de 29,48% dos eleitores (890 votos) do município. Para o cargo de governador, Eduardo Leite recebeu 36,12% dos votos (1.070 votos) entre os eleitores, o segundo colocado nesse cenário foi Onyx Lorenzoni, com 31,43% (931votos). Para o Senado, Ana
Amélia Lemos liderou as escolhas, com 1241 votos. Alceu Moreira foi o candidato mais votado pela cidade para  ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 950 votos. Para deputado estadual, Clair Kuhn foi o mais votado com 1663 votos. A eleição em Quinze de Novembro  teve 14,49% de abstenção.

Selbach

Em Selbach, Jair Bolsonaro, teve 61,85% dos votos para a Presidência (2.242votos), enquanto Lula foi a escolha de 28,86% dos eleitores (1.046 votos). Para o cargo de governador, Onyx Lorenzoni recebeu 43,27% dos votos (1.536 votos) entre os eleitores, o segundo colocado nesse cenário foi Luis Carlos Heinze, com 20,06% (712 votos). Para o Senado, Hamilton Mourão liderou as escolhas, com 1743 votos. Giovani Cherini foi o mais votado para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 789 votos. Para deputado estadual, Clair Kuhn foi o mais votado, com 1226 votos. A abstenção em Selbach foi de 14,83%

Fortaleza dos Valos


Em Fortaleza dos Valos, Jair Bolsonaro, teve 50,81% dos votos para a Presidência
(1.609 votos), enquanto Lula foi a escolha de 42,19% dos eleitores (1.336 votos). Para o cargo de governador, Edegar Pretto recebeu 27,97% dos votos (861 votos) e Onyx Lorenzoni, ficou com 27,65% (851 votos). Para o Senado, Hamilton Mourão liderou as escolhas do município, com 1253 votos. Covatti Filho foi o mais votado no município para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 858 votos, para deputado estadual, Silvana Covatti foi a mais votada, com 856 votos. A eleição em Fortaleza dos Valos teve 12,30% de abstenção.

Publicidade

Notícias relacionadas

Tecnologia, desatenção e falta de estímulo: os desafios da aprendizagem na infância

Dificuldades de aprendizagem crescem entre crianças e adolescentes A psicopedagoga Justina Ubessi fala sobre os principais desafios do ensino hoje, o impacto das telas e como ajudar as crianças e ad

19 de Dezembro, 2025