A nova Secretária de Indústria, Comércio e Empreendimentos de Ibirubá, Dileta Pavão das Chagas, concedeu entrevista para a Redação Integrada da Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí. Dileta é a primeira mulher a assumir a pasta e enfrenta obstáculos como ter uma equipe pequena e uma grande responsabilidade.
Entre as mudanças já encaminhadas está a reestruturação da secretaria, com a inclusão do Turismo e da Cultura. A secretária acredita que é necessário inovar o setor, trazer grandes eventos para a cidade e criar novos pontos turísticos. Dileta aproveitou para comentar sobre um evento que está organizando.
Feira da Pitanga
A primeira Feira da Pitanga, segundo a secretária deve ocorrer em dezembro e estará dentro da programação da 5ª ExpoIbi. A intenção é fazer uma feira com temática da fruta símbolo de Ibirubá, trazendo muitos expositores e atrações para o evento. Para Dileta essa seria uma forma inovadora de trazer a fruta que dá origem ao nome do município como uma agente de turismo e divulgação. “ Queremos ter pitangueiras para todo o lado, distribuir para a comunidade plantar, fazer doces, artesanato, licor, sabonete, essências, tudo relacionado a pitanga. essa é a ideia” relata a secretária.
Carnaval
A secretária acredita que é possível retomar os desfiles de rua no próximo ano e que o sucesso da apresentação na Rua do Comércio em fevereiro foi uma prova de que a cidade gosta e vive o carnaval. Dileta já está se organizando para trazer novidades e resgatar a história das escolas de samba na cidade, além de incentivar culturalmente os grupos de carnaval e escolas de samba locais. Dileta Pavão das Chagas tem como objetivo investir em alegria e cultura para o desenvolvimento da cidade e para proporcionar momentos de felicidade para a população. A nova secretária recebeu convites para prestigiar o desfile de escolas de samba em Cruz Alta e já convidou os blocos de carnaval de Ibirubá para desfilarem lá também. Acredita que o carnaval pode ser realizado em outras datas, além do dia oficial, e seja uma oportunidade para unir as cidades e trocar experiências.
Com pouco tempo à frente da secretaria, Dileta já planeja várias ações para o desenvolvimento da cidade de Ibirubá. A inclusão do Turismo e da Cultura na pasta da Indústria, Comércio e Empreendimentos pode trazer resultados positivos para a cidade, assim como os eventos que pretende realizar. A secretária promete empenho e dedicação na gestão da secretaria e na busca por soluções que impulsionem a economia da cidade e promovam a cultura local.
Artesanato
Segundo Dileta, será realizado no dia 1º de Abril uma grande feira de artesanato em Ibirubá com a participação das mais de 104 artesãs organizadas na associação das artesãs do município. A secretária afirmou que por ser uma ação visando o comércio, o evento será coordenado pela Secretaria de Indústria Comércio e Empreendimentos e será um evento focado também na Páscoa, para mostrar o potencial artesanal e também fomentar o desenvolvimento econômico através do artesanato.