07 de Abril, 2025 09h04mcooperativismo por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Cresol reúne lideranças da região para debater o cenário econômico do cooperativismo

Em noite de casa cheia no Spazito Eventos lideranças empresariais e representantes de diversos setores

O tema central girou em torno das transformações do cenário econômico atual e de como as incertezas do mercado podem ser encaradas como oportunidades para quem está preparado. A proposta do encontro foi provocar uma mudança de olhar sobre finanças, investimentos e o papel da cooperação no fortalecimento das comunidades.
A condução da palestra ficou a cargo do especialista em estratégias de mercado Márcio Araújo, que apresentou o conceito do “efeito bumerangue” — uma analogia aos movimentos cíclicos da economia que exigem preparo e atenção. “Os fenômenos econômicos vão e voltam. Quando estamos preparados, temos a chance de transformar os ciclos em oportunidades reais. Sorte é quando a oportunidade encontra a preparação”, disse. Márcio destacou que, no cenário atual, quem tiver liquidez e planejamento poderá fazer bons negócios, e ressaltou a importância do cooperativismo como ferramenta de geração de riqueza local. “A cada R$ 1 que entra numa cooperativa, o Banco Central exige que ele seja reinvestido no município. Isso gera desenvolvimento”, explicou.
Durante o evento, foram apresentados dados sobre a força do cooperativismo no país. Em 368 municípios, só há cooperativas ativas, enquanto bancos tradicionais se retiraram. Além disso, a cada R$ 35 mil liberados por uma cooperativa, um novo emprego é gerado. O gerente regional da Cresol, Fabiano Silveira, falou sobre o crescimento da cooperativa — que completa 30 anos em 2025 — e enfatizou o papel da educação financeira. “As pessoas não aprendem desde cedo a cuidar do dinheiro, e isso precisa mudar. Nosso compromisso é contribuir com informação e proximidade”, afirmou. Para ele, a chave do sucesso da Cresol está na simplicidade e no relacionamento direto com os associados.
Lucas Pasenti, gerente de agência, também destacou que o cooperativismo não depende do valor investido, mas da constância. “Guardar sempre, mesmo que pouco, é o que faz diferença no futuro. E na cooperativa, a pessoa é dona, participa dos resultados e tem voz”, disse. Um dos participantes da palestra elogiou a iniciativa e destacou a importância de parar para pensar no próprio futuro financeiro. “Essa noite abriu nossos olhos. A gente precisa lembrar de cuidar da gente também.”
Com essa iniciativa, a Cresol reafirma seu compromisso com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades onde atua, mostrando que, onde há cooperação, há prosperidade.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Ibirubá forma jovens prontos para o mercado com escola do SENAI equipada e conectada ao futuro

Com estrutura moderna e ensino gratuito, unidade do SENAI amplia oportunidades para adolescentes

09 de Junho, 2025

De Ibirubá para o Brasil: cães campeões mostram o poder do adestramento no campo

Maragato e Maragata, do Canil Border da Pitangueira, brilham no pastoreio e destacam o potencial dos Border Collies no manejo rural

05 de Maio, 2025

Cotribá celebra protagonismo dos seus produtores no cooperativismo da CCGL

Família Budke, de Quinze de Novembro, destaca valor do retorno financeiro e da participação ativa nas decisões da cooperativa

28 de Abril, 2025