05 de Agosto, 2024 15h08mTurismo por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Agente de viagens Deise Aline Bellini relata sua jornada cultural pela Turquia

Ela buscou aperfeiçoamento fora do país, trazendo para Ibirubá e região um novo conceito em viagens

Deise Aline Bellini, agente de viagens, guia de turismo e proprietária da Giru's Pelo Mundo, compartilha sua experiência enriquecedora na Turquia, um país fascinante localizado entre a Europa e a Ásia.

A Turquia, formada após o fim da Primeira Guerra Mundial, é um país emergente com uma grande população e um vasto parque industrial. Membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e com aspirações para ingressar na União Europeia (UE), a Turquia enfrenta desafios históricos com seus vizinhos e possui um robusto aparato militar. A cultura turca é profundamente influenciada pelo islamismo, refletindo-se na sua própria denominação: "Turquia", que significa “terra dos turcos”.
A nação, que faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Irã, Iraque e Síria, é banhada pelos mares Mármara, Negro, Egeu e Mediterrâneo.
Após sua viagem, Deise está preparando uma novidade para os viajantes: "Estamos em negociação para lançar o pacote 'Turquia Espetacular', com saída programada para maio de 2025 a partir de Ibirubá, com meu acompanhamento durante todo o roteiro. Em breve, faremos o lançamento e divulgação nas nossas redes sociais e grupos de WhatsApp", revelou.
Para quem planeja uma visita, Deise recomenda considerar a melhor época para viajar, que depende das preferências pessoais. A Turquia é um destino bem estruturado durante todo o ano, mas os meses mais populares são abril, maio, setembro, outubro e novembro, quando o país recebe mais turistas, o que pode resultar em preços mais altos e locais mais movimentados.
Em relação à moeda, a lira turca (TRY) é a moeda oficial. Deise sugere levar dólares ou euros do Brasil e trocá-los por lira na Turquia.
Durante a visita a Istambul, é imperdível experimentar o banho turco, uma versão mais úmida da sauna dividida em Átrio, Frio, Moderado e Quente. O banho é tradicionalmente feito em mármore, que conserva bem o calor. Os visitantes podem optar por um banho sozinho ou experimentar o famoso banho e massagem completos.
Para visitar a Mesquita Azul, é necessário seguir algumas regras: mulheres devem cobrir os cabelos com lenços (disponíveis na entrada, mas é recomendável trazer o seu próprio), cobrir partes do corpo como pernas e decote, e retirar os sapatos antes de entrar, guardando-os em sacolas fornecidas na entrada.
Na semana que vem você confere a parte dois dessa super reportagem, que te leva através da leitura para a Turquia, aguardem.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Coragem em degraus: a jornada de Josi Pinto, da cozinha ao comando

De origem humilde em Quinze de Novembro, Josi Pinto construiu em Ibirubá duas referências no ramo alimentício

05 de Setembro, 2025

Do seminário à sala de aula: Paulo Konrad, o professor que fez do campo sua universidade

Médico veterinário e docente da Unicruz construiu uma trajetória que atravessa a lida agrícola e a pesquisa acadêmica

15 de Agosto, 2025

De Brusque a Selbach, Fernanda Rovêa superou desafios e encontrou sua missão entre flores

Empreendedora compartilha sua trajetória de autoconhecimento, superações e a construção da floricultura

08 de Agosto, 2025