13 de janeiro, 2025 09h01m Saúde Ibirubá por Jardel Schemmer- Repórter Rádio Cidade 104.9

Kamila Tiemann Gabe: cientista de Ibirubá se destaca na área de saúde coletiva e nutrição

Doutora pela USP, Kamila Tiemann Gabe atua para promover a alimentação saudável e melhorar a saúde pública no Brasil. Natural de Ibirubá, Kamila é referência em nutrição e saúde coletiva.

Doutora pela USP, Kamila Tiemann Gabe atua para promover a alimentação saudável e melhorar a saúde pública no Brasil. Natural de Ibirubá, Kamila é referência em nutrição e saúde coletiva. Com doutorado pela USP e experiências internacionais, ela trabalha para desenvolver políticas públicas e soluções práticas que promovam hábitos alimentares saudáveis no Brasil.
Kamila iniciou sua trajetória acadêmica em Porto Alegre, onde se formou em nutrição. Em 2015, ela atuou como nutricionista da alimentação escolar em Ibirubá, participando do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Foi uma experiência incrível, onde aprendi sobre políticas públicas na prática e a importância da produção local de alimentos para as escolas”, relembra.
Decidida a aprofundar seus estudos, Kamila foi aprovada na USP para o mestrado em nutrição e saúde pública, onde também concluiu o doutorado. “Foi desafiador mudar para São Paulo, mas a paixão pela ciência e o desejo de contribuir para a saúde pública me motivaram a seguir em frente”, conta.
Durante sua pesquisa, ela aprofundou o impacto do Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014. “O guia valoriza a comida de verdade – arroz, feijão, frutas, legumes – e incentiva a redução do consumo de alimentos ultraprocessados, que são prejudiciais à saúde”, explica. No entanto, ela reconhece os desafios: “Barreiras como custo, falta de tempo e o marketing agressivo da indústria dificultam a adoção de hábitos alimentares saudáveis.”
Atualmente ela desenvolve um aplicativo baseado no guia, com receitas e dicas. “Queremos descomplicar a alimentação e torná-la acessível para todos. Comer bem não precisa ser complicado”, afirma.
Com um olhar para o futuro, a pesquisadora pretende continuar no Brasil, contribuindo com a ciência e a saúde pública. “É uma forma de devolver à sociedade o investimento feito em nossa formação. Quero usar meu trabalho para melhorar a saúde das pessoas e valorizar a alimentação de verdade.

Publicidade

Notícias relacionadas

Derli Gularte destaca o fortalecimento do esporte em Ibirubá e compartilha desafios de sua gestão

Coordenador do Departamento Municipal de Desporto ressaltou conquistas, desafios e o impacto positivo das atividades esportivas na comunidade

25 de novembro, 2024

Matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino de Ibirubá iniciam na segunda-feira

Atualização cadastral, transferências e novas vagas podem ser organizadas buscam organização para o ano letivo de 2025

11 de novembro, 2024

Menino de Ibirubá é aprovado em teste na Itália e está prestes a iniciar carreira internacional

Marco Antônio Soero da Costa, goleiro de 12 anos, pode se mudar para a Itália após teste bem-sucedido e apoio da comunidade.

21 de outubro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias