Ibirubá foi surpreendida na manhã de sábado (14) por um vídeo que circulou em diversos grupos de WhatsApp mostrando jovens dentro de um veículo que circulava dentro da recém-reformada Praça General Osório, no centro da cidade. O episódio aconteceu antes da entrega oficial do espaço à comunidade.
Nas imagens, que causaram indignação entre moradores, é possível ver o veiculo, um VW-Gol prata, acessando a calçada e entrando dentro da praça através do pergolado de madeira localizado na esquina das ruas Getúlio Vargas e Comércio. O vídeo foi compartilhado no stories do Instagram com a legenda: “Inaugurando a praça ibirubense”. A postagem tinha cerca de 25 segundos de duração e foi filmada pelo passageiro que estava sentado no banco do trás do veículo. Na frente além do motorista estava uma jovem sentada no banco do caroneiro.
O ato gerou preocupação devido ao risco de acidentes e possíveis danos ao patrimônio público.
Ação ocorreu de madrugada
Em contato com a segurança responsável pela zeladoria da praça, a reportagem da Rádio Cidade apurou que o incidente ocorreu por volta das 5h da manhã. Segundo o chefe de segurança, Valdemar Nunes Maciel, haviam dois seguranças presentes no turno da noite e madrugada, e um deles presenciou a ação. Como tudo aconteceu de forma rápida, nenhuma ação imediata foi possível para impedir as manobras.
“Fizemos uma vistoria completa na praça, e não encontramos danos aparentes, como marcas de pneus ou afundamentos nas pedras. A Brigada Militar foi acionada, fez diligências para localizar o veículo, mas não obteve sucesso”, explicou Maciel.
Nas imagens é possível ver que a calçada onde o carro saiu estava molhada. Maciel explicou que, por volta de 2h da madrugada, um cano de água rompeu próximo a nova estação de hidratação. O reparo foi realizado durante a manhã de sábado pela Secretaria de Obras.
Conselho Tutelar e Brigada Militar
Diante da suspeita de envolvimento de jovens menores de idade, a reportagem entrou em contato com o Conselho Tutelar de Ibirubá, que informou não ter recebido denúncias formais sobre o caso. “Se houvesse uma denúncia, acionaríamos a Brigada Militar para os encaminhamentos. Quando menores estão envolvidos em atos infracionais, a Brigada é responsável por fazer o registro, e os responsáveis são chamados na delegacia”, explicou o conselheiro plantonista.
A Brigada Militar confirmou que o incidente foi comunicado por populares e pela equipe de segurança da praça, mas como não houve registro formal ou identificação clara dos envolvidos, a ocorrência não foi oficializada no sistema.
Prefeitura promete ação legal
O prefeito Abel Grave declarou que o departamento jurídico da Prefeitura analisará o caso e tomará medidas legais para responsabilizar os envolvidos. “Esse tipo de conduta não pode ser tolerada. Vamos apurar os fatos e tomar as providências cabíveis”, afirmou.
Segurança reforçada
A Praça General Osório, uma das principais áreas de lazer de Ibirubá, conta com quatro seguranças divididos entre os turnos diurno e noturno. O espaço ainda não foi oficialmente inaugurado, mas já é alvo de grande expectativa pela comunidade.
A invasão gerou debates nas redes sociais sobre a necessidade de maior vigilância e punição para atos de vandalismo ou mau uso de espaços públicos, especialmente em áreas recém reformardas que custaram cerca de R$ 4 milhões. Uma reivindicação é a instalação de câmeras de monitoramento para ampliar a estrutura de vigilância da praça.