28 de abril, 2023 09h04m ibirubá

Jovem ibirubense é destaque no hipismo e participou de torneio em Curitiba no último final de semana

Maria Antônia Ávila Souza foi a representante do Rio Grande do Sul durante o fim de semana na Sociedade Hípica Paranaense

Ibirubá sempre forma atletas nas mais diversas modalidades esportivas.Futebol, atletismo, bocha e também no hipismo. E será neste final de semana em Cutitiba no Paraná que uma jovem esportista ibirubense estará representando Ibirubá e todo o Rio Grande do Sul em um campeonato de Hipismo.

A jovem hipista ibirubense Maria Antônia Ávila Souza, foi a representante de Ibirubá e do Rio Grande do Sul no ultimo final de semana na Sociedade Hípica Paranaense (SHPR) em Curitiba. Maria monta desde os 2 anos de idade e iniciou sua jornada no esporte em Porto Alegre. Atualmente, ela treina em Passo Fundo com o professor Gabriel Bescow, também natural de Ibirubá. Ela foi ouro novamente na competição na sua modalidade e saltou 60cm com a sua égua Vivara Lindos Ares. Juntas formam um belo conjunto em pista. O evento foi mais uma grande oportunidade para a atleta fortalecer sua presença no esporte a nível nacional, visto que o evento é considerado um momento de observação para a definição da equipe de hipismo que poderá representar o Brasil nos jogos Pan-Americanos.
O hipismo é um esporte conhecido pela elegância e surgiu do costume de nobres europeus, especialmente ingleses, de praticarem a caça à raposa. Os cavalos precisavam saltar, troncos, riachos, pequenos barrancos e outros obstáculos que os caçadores encontravam pelas florestas. O desenvolvimento da atividade ocorreu no Século XX, com a criação das primeiras pistas com obstáculos exclusivamente para a prática de saltos. O esporte tem como linha básica para um bom resultado a integração entre o conjunto (cavaleiro/cavalo). Com o passar do tempo, o comportamento do cavaleiro foi mudado, buscando facilitar o trabalho do animal. 
O hipismo é considerado um esporte completo porque, além de formar atletas, também forma o caráter. O contato com os animais e a sensibilidade humana faz com que os cavaleiros e as amazonas desenvolvam regras de conduta corretas e uma personalidade forte. A equitação e a lida com os cavalos acentuam qualidades, como a compreensão, a sociabilidade, a coragem e a confiança. Maria Antônia é uma grande promessa do hipismo  Seu treinador, Gabriel Bescow, acredita que a  jovem hipista tem grandes conquistas ainda por vim nas competições. 

Publicidade

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias