16 de setembro, 2022 10h09m Cultura

Semana Farroupilha exalta orgulho de ser gaúcho e comemora tradicionalismo

A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento é dedicado ao marco da Revolução Farroupilha, liderada pelo gaúcho Bento Gonçalves no século XIX. A Revolução Farroupilha foi mais longa revolução do Brasil, ocorreu entre os anos de 1835 a 1845 e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. As programações da Semana Farroupilha de Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos possuem várias atividades em comum. Carreteiro, mateada, passeio a cavalo, apresentação das invernadas artísticas e arreamento de bandeiras, estão entre elas.
Além dessas características tradicionais que ocorrem durante o mês de setembro, elas partilham de algo em comum o ano inteiro. Fábio Ricardo de Carvalho Moreira trabalha há 25 anos como instrutor de danças. Seu interesse pelas danças tradicionais gaúchas começou quando ainda era criança. Os ensinamentos vieram depois de participar das invernadas de CTGs aos 14 anos e desde então nunca mais parou. Atualmente Fábio é instrutor de danças do CTG Rancho dos Tropeiros de Ibirubá, CTG Querência do Sul de Quinze de Novembro e CTG Estância do Umbú de Fortaleza dos Valos, além de atuar como dançarino no Grupo Internacional de Danças Chaleira Preta de Cruz Alta. Nessas duas décadas envolvido com a dança gaúcha, Fábio deu aulas em várias cidades do estado, entre elas: Ijuí, Cruz Alta, Tupanciretã, Boa Vista do Incra, Fortaleza dos Valos, Quinze de Novembro, Ibirubá e várias outras cidades em cursos de danças de salão. As danças tradicionalistas gaúchas são verdadeiras expressões da alma gauchesca. Dos passos ordenados, os olhares de respeito e admiração entre a prenda e o peão, mostram o espírito de nobreza e de respeito à mulher. “Acho muito importante resgatar a história, e adaptar aos dias atuais, pois cada povo tem uma identidade, se aprende valores e a ter amor pela sua terra. Cultivar as tradições perpetua a nossa cultura e nos torna cidadãos melhores.” relata o professor. O trabalho de Fábio estará presente nas apresentações das invernadas desses 3 municípios, cada um com sua originalidade e essência, demonstrando o amor ao tradicionalismo.

PR0GRAMAÇAO

IBIRUBÁ

Em Ibirubá as comemorações da semana iniciaram na quarta-feira (14) com uma homenagem ao tradicionalista Gilberto Budke e acendimento do fogo simbólico no CTG Rancho dos Tropeiros e a abertura oficial. O dia ainda teve Sessão Solene na Câmara de Vereadores com homenagem aos tradicionalistas Rogério e Sandra Krauspenhaar e um jantar com carreteiro no CTG. Durante toda a semana até a próxima terça-feira( 20) serão diversas atividades como fandangos, jantares, oficinas culturais nas escolas, apresentações de invernadas artísticas e o desfile comemorativo que deve movimentar os piquetes e cavalarianos da região. Em entrevista para nossa redação, a patroa do CTG, Vivian Nunes, menciona que o 20 de setembro é festejado pela conquista e lutados ideais do gaúcho, e que este nunca morre, desde 1835 até hoje, luta-se pela liberdade, igualdade e humanidade.

FORTALEZA DOS VALOS

Em Fortaleza dos Valos desde o inicio de setembro os tradicionalistas estão mobilizados para a data máxima do povo gaúcho. Depois de receber a Chama Crioula a comunidade já teve costelão, mateada, acampamento farroupilha e este final de semana acontece o Rodeio Crioulo no Parque Municipal de Rodeios. O desfile será no dia 20 de setembro com saída do CTG Estância do Umbu.

Publicidade

QUINZE DE NOVEMBRO

Em Quinze de Novembro foram as crianças que deram o brilho da abertura das atividades alusivas ao 20 de Setembro. Os pequeninos tradicionalistas estavama postos para começar a festejar em homenagem aos líderes da RevoluçãoFarroupilha na terça-feira (13). Com as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço e chapéu, a chama crioula foi posta no Espaço Cívico Praça Clara Saft. A chama foi trazida ao município e acendida pelo Grupo Cavaleiros do Vento e o CTG Querência do Sul. Na quarta-feira (14) a programação seguiu com o ensaio das invernadas artísticas e teve também palestra para tradicionalistas. Sexta a noite acontece um jantar preparado pelo grupo Cavaleiros ao Vento. No final de semana haverá passeio de cavalo e atividades na praça, organizadas pelo CTG Querência do Sul. Um carreteiro de charque no CTG fInaliza a programação da Semana Farroupilha no município.

Publicidade

Notícias relacionadas

Ibirubá será o palco do Campeonato Gaúcho de Motocross 2024 e da Copa das Cidades

Nos dias 12 e 13 de outubro, a cidade de Ibirubá se tornará o ponto de encontro dos amantes do motocross, recebendo a emocionante etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross 2024, juntamente com a Copa

30 de setembro, 2024

Poda suspeita de ser irregular em Ibirubá gerou polêmica e questionamentos de moradores

Na tarde de quarta-feira a reportagem viu uma equipe de uma empresa terceirizada realizando a poda em algumas ruas no bairro São Jacob, o mesmo das podas do final de semana. Tentamos falar com os fun

26 de agosto, 2024

10ª Feira Regional do Artesanato celebra cultura e criatividade em Quinze de Novembro

Evento reuniu artesãos de seis municípios e trouxe apresentações artísticas tradicionais no coração da cidade

23 de setembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias