22 de julho, 2022 22h07m Colunistas

Coluna Gustavo Ribas - Quem é Lírio Parisotto?

Lírio é tido como o segundo maior investidor da bolsa de valores brasileira. Lírio nasceu em 18 de dezembro de 1953, aqui pertinho de nós, na cidade de Nova Bassano, no interior do Estado do Rio Grande do Sul.

Quando menino ajudava os pais na pequena fazenda da família desde cedo. Já aos 13 anos, ele achava que a vida no campo não era o que ele queria, o jovem queria muito mais.

Formou-se na Universidade de Caxias do Sul como médico e acabou não seguindo na profissão. Ainda foi funcionário de um banco por um tempo e trabalhou até em um frigorífico.

Em 1986, pouco antes de abrir a Videolar, o executivo voltou sua atenção para a economia e como aprender a investir. Em 1988, Lírio Parisotto lançou o Videolar. Pioneira na produção de fitas (para filmes e música) no Brasil.

Quando Parisotto fundou a empresa, ele fixou seu foco e tempo apenas naquele negócio, deixando os investimentos um pouco de lado. Porém, ele estava mais preparado e estudado, quando no início dos anos 1990 investiu 2 milhões de dólares, os quais foram multiplicados por quatro.

Com os 8 milhões de dólares ganhos nos investimentos, ele comprou a outra parte da empresa e se tornou dono de 100% da empresa. Ele também usou o dinheiro para permitir que a Videolar se desenvolvesse rapidamente. E em 2002 acertou novamente ao iniciar sua empresa petroquímica.

Em 2007 Lírio deixa a presidência das empresas e se dedica exclusivamente ao seu "hobby" de investidor, como ele mesmo define.

Como defende Lírio Parisotto, o conhecimento básico de todo investidor é saber onde investir, isso e nada mais. O conselho de um bilionário parecia tão simples que muitas pessoas podem não entender, mas alerta que muita gente perde dinheiro na bolsa por ganância e falta de paciência.

Publicidade

O mesmo cita o seu mentor, Warren Buffett, para definir o que quer dizer: “Ninguém quer ficar rico devagar”. Ou seja, é necessário pensar no longo prazo e deixar que as sementes plantadas gerem frutos.

De acordo com o ranking de bilionários da revista Forbes 2021, Lírio Parisotto possui uma fortuna estimada de 1,5 bilhões de dólares, mais de 8 bilhões de reais nos valores atuais.

O que impressiona na história de Lírio é que ela tem uma origem muito semelhante à nossa. No interior do estado, filho de agricultores, deixou a fazenda para estudar e buscar oportunidades de ganhar mais dinheiro.

E com determinação e visão empreendedora, ele conseguiu. Que tal se espelhar na história dele e começar a investir?

Bons investimentos e conte comigo!

Publicidade

Notícias relacionadas

Quem questiona uma casa de acolhimento para crianças ?

Na última segunda-feira, a vereadora Patrícia Sandri (União Brasil) usou a tribuna na Câmara de Vereadores de Ibirubá para questionar o investimento na construção de uma casa de passagem para c

18 de novembro, 2024

Jovem envolvido em briga no centro de Ibirubá é encontrado morto em Espumoso

Na madrugada desegunda-feira, 18 de novembro, um caso ocorrido na cidade de Espumoso levantou suspeita sobre as circunstâncias que envolveram a morte de Demetrios Alandelon Krug, de 25 anos.

19 de novembro, 2024

Indutar é Top Ser Humano 2024

A Indutar Tecno Metal de Ibirubá/RS, participou do prêmio Top Ser humano 2024 realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul – ABRH/RS, com o case “Progr

11 de novembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias