
A participação da APAE de Ibirubá na 12ª Olimpíada Estadual das APAEs, realizada na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, foi marcada por conquistas esportivas, momentos inesquecíveis e um verdadeiro exemplo de superação e inclusão.
A delegação da APAE de Ibirubá voltou para casa com medalhas no peito e o coração transbordando de orgulho. Os alunos participaram da 12ª Olimpíada Estadual das APAEs, realizada na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, entre os dias 3 e 5 de maio, e viveram uma experiência marcada por superação, inclusão e conquistas esportivas. O evento reuniu mais de mil participantes de todo o estado, entre atletas, professores e equipes técnicas.
Representando o município, 11 estudantes participaram da competição sob orientação dos professores José Alex Pereira Rodrigues e Alessandro de Abreu. A delegação ainda contou com o apoio do motorista Edson Luis de Mello e da acompanhante Júlia Lyrio dos Santos Rodrigues. Na bagagem, os alunos trouxeram quatro medalhas no atletismo e uma prata coletiva no futsal.
Mônica Lyrio dos Santos conquistou medalha de ouro na caminhada de 25 metros. André Guimarães Brignoni garantiu o bronze na mesma modalidade, superando um momento difícil durante a prova. Sávio Klesner levou bronze nos 200 metros rasos e Júlio Lamb dos Santos ficou com o terceiro lugar nos 400 metros. Já a equipe de futsal chegou à final da competição e conquistou o vice-campeonato estadual após uma partida acirrada, comemorada com euforia pelos alunos.
Fizeram parte da equipe: Ildemar R. de Godoy, Natanael S. dos Santos, Sávio Luiz K. de Souza, Victor E. Mendes de Almeida, Júlio Lamb dos Santos, Anderson Gabriel de Jesus, Paulo Roberto da Silva, Alisson Mendes de Vargas e Danilo da Cruz Barbosa.
Na chegada a Ibirubá, os atletas foram recebidos com uma carreata surpresa organizada pela comunidade escolar, familiares e apoiadores. “Eles gritavam ‘é campeão!’ com uma felicidade contagiante”, relatou Alessandro. O professor José Alex destacou o apoio fundamental da Federação das APAEs, da Prefeitura de Ibirubá e de empresas locais, como a Lu Calçados e a família de Sueli Magni Godói, que auxiliaram no custeio da viagem e materiais.
Mais do que medalhas, a APAE celebrou a autonomia, o espírito esportivo e o direito de cada aluno viver momentos de pertencimento e inclusão. "O que vivemos lá foi inesquecível. Eles não só competiram, eles viveram, cresceram e mostraram para todos o verdadeiro significado da palavra superação", resumiu José Alex.