26 de Maio, 2025 09h05mAGCO por ANDREI GRAVE

AGCO entrega Centro de Desenvolvimento em Ibirubá e reforça protagonismo global em tecnologias de plantio

O local inicia suas operações com uma equipe de engenheiros e técnicos composta por 35 profissionais

Com investimento de R$ 16 milhões, novo espaço reúne engenharia de ponta e inovação para acelerar o desenvolvimento de plantadeiras inteligentes

A AGCO, líder global em projeto, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão, inaugurou  na quarta-feira (21) o Centro de Desenvolvimento de Plantadeiras em Ibirubá, consolidando o município como um dos polos estratégicos globais da companhia para o desenvolvimento de tecnologias de plantio. Com área construída de 2.400 m², o novo ambiente multifuncional foi projetado para criação, testes e industrialização de tecnologias de plantio para operações globais. A iniciativa traz ganhos diretos ao produtor, que passa a ter acesso mais ágil a inovações desenvolvidas para aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e atender de forma mais precisa às demandas do campo.
“Criamos um ambiente moderno, colaborativo e preparado para acelerar o desenvolvimento de novas soluções”, destaca Fernando Nogueira, vice-presidente de Operações da AGCO. O espaço integra todas as etapas, desde a concepção de componentes até a validação em laboratório e campo, garantindo excelência técnica e confiabilidade.
Entre os principais protagonistas desta transformação está o engenheiro ibirubense Vinícius Fior, Diretor Global de Engenharia de Plantio e Preparo de Solo da AGCO, que comanda equipes e processos responsáveis por tecnologias aplicadas em diversos países. “Como cidadão ibirubense, tenho muito orgulho de trazer essa magnitude de investimento, essa visibilidade, e poder desenvolver aqui hoje máquinas que vão ser exportadas para o mundo inteiro”, afirmou Vinícius. Ele ressaltou que o sucesso é resultado de um trabalho coletivo: “Nada a gente faz sozinho. É uma conquista do time”. Para ele, o novo centro simboliza a capacidade da engenharia brasileira de criar soluções superiores, que não apenas acompanham, mas lideram tendências globais.
Outro nome de destaque na operação é o diretor da fábrica de Ibirubá, Julio Reghelin, gerente sênior de Operações da AGCO, que ressaltou o impacto socioeconômico do centro para a cidade. “Ibirubá ganha visibilidade e reconhecimento com esse centro, que é um dos poucos no mundo exportando tecnologia brasileira para todos os continentes. Além disso, gera lastro para o desenvolvimento futuro, com mais e melhores empregos, criando um leque de oportunidades para nossos jovens”, afirmou. Para Reghelin, o investimento reforça um legado de prosperidade: “Queremos deixar uma herança boa para o município e para as próximas gerações”.
Durante a cerimônia, executivos reforçaram a relevância da engenharia brasileira dentro da AGCO. Fabrício Natal, vice-presidente global de Engenharia, enfatizou o papel estratégico do Brasil: “A estrutura foi projetada para aumentar a eficiência dos processos, permitindo que nossos times desenvolvam soluções completas com maior precisão e agilidade”.
Kelvin Bennett, vice-presidente sênior de Engenharia da AGCO, reforçou a escolha de Ibirubá como peça central da estratégia global da companhia: “Estamos investindo em Ibirubá porque ela é nosso centro mundial de plantadeiras. Este novo centro de inovação nos permitirá trazer ainda mais tecnologia para nossos agricultores. Já temos o melhor produto do mercado, mas podemos melhorar ainda mais”. Em mensagem à comunidade, Bennett agradeceu: “Não poderíamos ter feito tudo isso sem o apoio dos funcionários, da comunidade, dos professores, de todos os profissionais. O mais impressionante não é o caminho que percorremos, mas o que ainda vamos construir juntos”. finalizou.

obre a AGCO
Líder global em design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia agrícola de precisão, a AGCO agrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo as marcas líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções agrícolas inteligentes e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO teve vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para obter mais informações, visite www.agcocorp.com. 

Publicidade

Notícias relacionadas

IFRS Ibirubá e Prefeitura de Quinze de Novembro discutem contrapartida para o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação

A Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá, realizaram uma reunião para definir o formato de

07 de Abril, 2025

Municipal de Campo e de Futsal terão lista de atletas em Ibirubá

Campeonatos terão limite para atletas de fora e foco na formação de talentos.

26 de Maio, 2025

Entre embalagens e afeto: a história de uma mãe que empreende com amor em Ibirubá

Luiza e Ana Laura: a história de uma mãe que não mediu esforços para ver a filha sorrir

09 de Maio, 2025