22 de maio, 2023 09h05m Transito por Cristiano Lopes

85% de ibirubenses pesquisados aprovam estacionamento rotativo

A Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos realizou uma pesquisa do tipo enquete em Ibirubá para saber a opinião de motoristas e cidadãos sobre o Estacionamento Rotativo no município.

Rotativo pode ser uma alternativa para o aumento de vagas de estacionamento na área central do município
Rotativo pode ser uma alternativa para o aumento de vagas de estacionamento na área central do município

Os dados apresentados de uma pesquisa de opinião pública realizada pela equipe da Revista Enfoque, a pedido da Secretária da Indústria, Comércio e Empreendimentos de Ibirubá, Dileta Pavão das Chagas, revelou dados interessantes sobre a implantação do estacionamento rotativo na cidade. A pesquisa foi compartilhada na noite da quinta-feira (11) com os participantes da audiência pública sobre o Trânsito motivada pela Câmara de Vereadores de Ibirubá. A própria Secratária de Indústria, Comércio e Empreendimentos  Dileta Pavão das Chagas foi quem apresentou os dados durante a audiência. Segundo o relatório, pesquisa foi conduzida entre os dias 27 de abril e 04 de maio de 2023, de forma espontânea, com a abordagem de 343 pessoas em diversas ruas do município.


Ainda segundo o relatório, do total de entrevistados, 57% eram mulheres e 43% eram homens. Surpreendentemente, 85% dos participantes responderam ser favoráveis à implantação do estacionamento rotativo em Ibirubá, enquanto 13% se mostraram contra e 2% preferiram não opinar. 


Ao analisar as faixas etárias dos entrevistados, observa-se que 35% têm entre 16 e 30 anos, 40% possuem idade entre 31 e 45 anos, e os restantes 25% têm mais de 46 anos. Quanto à localização dos entrevistados, 28% residem no centro da cidade, 63% moram nos bairros e 9% vivem no interior. Em relação ao grau de instrução, a pesquisa revelou que 9% dos entrevistados possuem ensino fundamental, 57% têm ensino médio e 34% concluíram o ensino superior.

Publicidade


Os resultados da pesquisa mostram que muitos entrevistados justificaram seu voto favorável à implantação do estacionamento rotativo em Ibirubá com base em diferentes argumentos. Entre eles, destacam-se a necessidade de projetar o município para o futuro, a busca pela rotatividade de vagas disponíveis aos clientes, a organização do trânsito com a presença de parquímetros e agentes fiscalizadores, além da pintura regular das faixas de segurança e a melhor sinalização das rotatórias.
Por outro lado, os entrevistados que votaram contra a implantação do estacionamento rotativo apresentaram suas justificativas, como a preocupação com o aumento de custos adicionais além dos impostos já cobrados, a necessidade de uma fiscalização mais eficiente, a criação de mais estacionamentos públicos e a contratação de um engenheiro especialista para organizar o trânsito, entre outros pontos.
 

Os desafios para a implementação

Por mais que o tema pareça simples não é. Além de todo um planejamento de quais vias do município poderiam ter as vagas do rotativo, a discussão sobre se será com pagamento por hora estacionado, o tempo   máximo que cada veículo poderá ficar na vaga, a tecnologia para a impressão dos comprovantes, a fiscalização e o valor da hora estacionada, caso seja cobrado são apenas alguns dos elementos que devem movimentar o setor de planejamento do município até que uma proposta concreta seja apresentada para a apreciação dos vereadores. Se levarmos em conta a posição dos participantes da audiência pública, as vagas de estacionamento são um dos principais problemas do trânsito no município juntamente com a discussão sobre mãos únicas nas ruas centrais de Ibirubá e encontrar um modelo que agrade a todos será uma missão e tanto.

Publicidade

Notícias relacionadas

O legado de Roque Nicolodi de Campos e a paixão pelo futebol varzeano em Ibirubá

Uma história de quem ama o esporte e leva no rosto o sorriso com as lembranças de antigamente

03 de setembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias