13 de março, 2023 09h03m Leite por Redação Integrada Rádio Cidade e Jornal OAJ

A Rúmina apresenta tecnologia para ajudar produtores de leite a aumentar rentabilidade e produtividade

Para a nossa região que tem na sua essência a forte presença na economia da produção leiteira, as tecnologias que podem contribuir para uma melhora na produtividade e no monitoramento ganharam destaque durante a Expodireto.

A equipe da redação integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí esteve no stand da empresa na Expodireto e conversou com o Gabriel Toledo,  representante da Rúmina, que apresentou algumas das soluções inovadoras que a empresa oferece para ajudar a bacia leiteira a melhorar suas operações. A primeira solução que Toledo comentou foi a tecnologia voltada para o controle da  mastite em vacas. A mastite é um problema significativo para os produtores de leite, pois é a principal doença que afeta a produção de leite. Para enfrentar isso, segundo Toledo,  a Rúmina oferece um teste de fazenda, que permite aos produtores identificar quais vacas precisam de tratamento com antibióticos. Através de um teste simples e um aplicativo para smartphone, os produtores podem rapidamente determinar quais vacas precisam de tratamento e evitar o uso desnecessário de antibióticos, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade. “O teste de fazenda é parte de uma iniciativa maior da Rúmina para ajudar os produtores a fazerem melhor uso de dados para melhorar suas operações. “ Explicou.
Fabiana Kogler, produtora, Fazenda Agropecuária KS, em Ibirubá (RS) afirma que a OnFarm mostrou agilidade, praticidade e economia. “Em questão de 24 horas temos o resultado na palma de nossas mãos, indicando o agente causador e os protocolos de tratamento. Em nossa propriedade as vacas responderam muito bem aos tratamentos”, diz. “Desde que conhecemos a OnFarm, a mastite deixou de ser um problema em nossa fazenda. Com o tratamento correto conseguimos melhorar o bem-estar dos animais”, afirma.
A empresa também oferece um Smart Lab, que permite aos produtores analisar suas amostras de leite no local e obter dados em tempo real sobre a qualidade do leite. Com essa informação, os produtores podem tomar decisões mais informadas sobre seu rebanho e melhorar a qualidade do leite, o que pode se traduzir em preços mais altos.
Segundo Gabriel, o Smart Lab faz parte do esforço da Rúmina para tornar a tecnologia mais acessível para todos os produtores, independentemente do tamanho de sua operação. A empresa oferece um serviço de assinatura que inclui o Smart Lab e um fornecimento mensal de placas de teste. Isso torna mais fácil e acessível para os produtores de leite acessar a tecnologia que precisam para melhorar suas operações.
Gabriel Toledo explicou que a empresa também conecta as necessidades de crédito dos produtores de leite com fintechs que promovem o crédito de forma fácil e segura “ Nós temos outras soluções como a  RumiCash, que é o nosso braço financeiro. A nossa fintech tem como missão prover crédito de forma fácil e rápida para o produtor de leite. A gente trabalha com pequenos e médios produtores e provemos crédito, desde microcrédito para situações emergenciais até crédito para oportunidades, como a compra de uma vaca. E, se eu não tiver dinheiro, eu consigo tomar crédito e parcelar para comprar essa vaca ou, no momento mais adequado, comprar o adubo e a silagem. Esse crédito acontece via parceiros, alguns laticínios no Brasil que são parte do nosso ecossitema “ explica Gabriel apresentando também outras alternativas e ferramentas que são referência no mercado da cadeia produtiva do leite. “Além da  RumiCash, ainda temosRumiTank, tecnologia que monitora o leite dentro do tanque de resfriamento. Tanto a temperatura, como o volume são monitorados em tempo real e emitem vários alertas para que a gente possa tomar ações antes de ter prejuízos. O motor do tanque que não ligou, por exemplo, ele consegue te alertar. É possível tomar ações antes de perder aquele produto tão precioso que foi necessário para produzir.” detalha.
Na região a empresa tem uma parceria com a Cotrijal e pode ser procurada pelos produtores que tiverem interesse em conhecer todas as soluções. “Aqui estamos juntos e, se estiver em outra região, pode nos procurar lá, no site rumina.com.br, tem o WhatsApp e o contato, que a gente tem consultores de campo, preparados veterinários ou tecnicistas para poder atender todo mundo.” finaliza.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Carlos Jandrey apresenta visão de continuidade e crescimento para Ibirubá em sabatina

Um dos principais temas abordados durante a sabatina foi a estrutura administrativa do município.

03 de setembro, 2024

Conheça as candidaturas para a prefeitura e para a Câmara de Vereadores registradas em Fortaleza dos Valos

Além da disputa pela prefeitura, o pleito de 2024 em Fortaleza dos Valos traz uma diversidade de candidatos à Câmara Municipal

26 de agosto, 2024

Sustentabilidade e crescimento: a visão de Dirson Gabe na piscicultura

Mais do que um negócio, a atividade é uma forma de contribuir para a segurança alimentar e a preservação ambiental

03 de setembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias