26 de Maio, 2025 09h05mPolítica por JORNALISTA CRISTIANO LOPES

Legislativo tem sessão tumultuada com acusações de favorecimento entre vereadores

Suposto uso político da máquina pública provocaram reação de André Ferreira com insultos e quebra de decoro

Duelo entre Eduardo Artmann (PL) e André Ferreira (Progressistas) expõe denúncias de corrupção e acusações de perseguição política

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibirubá realizada na sexta-feira, 16 de maio, foi marcada por acusações entre os vereadores Eduardo Artmann (PL) e André Ferreira, o "Canja" (Progressistas), culminando na suspensão temporária dos trabalhos legislativos por parte do presidente Diogo Bandarro Nogueira.
Durante seu pronunciamento na tribuna, Artmann, sem mencionar o nome de André, fez acusações contra  o colega afirmando que ele teria se beneficiado de materiais de construção distribuídos durante o período eleitoral, configurando uso indevido da estrutura pública obter vantagem na eleição.
“Hoje eu subo na tribuna com um misto de indignação e dever. Indignação diante de tudo que está vindo à tona e que aconteceu em nosso município. E dever de não me calar”, iniciou Artmann. O parlamentar criticou discursos que, segundo ele, “são cheios de hipocrisia”, e disparou: “Esse colega foi beneficiado com material de construção distribuído durante o período eleitoral, um claro indício de favorecimento político com dinheiro público”.
O vereador do PL também citou um acordo judicial assinado por Ferreira durante sua gestão como Secretário de Obras: “Assinou o termo de não persecução cível, confessando que houve superfaturamento na compra de materiais. Ele admitiu a irregularidade, está documentado.”
Artmann afirmou ainda ter recebido denúncias da comunidade de que, na gestão anterior, serviços públicos como transporte de cascalho e brita estariam sendo cobrados indevidamente: “Já temos provas, já temos comprovantes, e vamos levar isso às últimas consequências.”
Ao final de sua fala, fez um apelo à população: “Você que foi cobrado por qualquer serviço público durante a administração anterior, nos procure. Traga seu relato, traga seus comprovantes.”
A resposta de André Ferreira veio em tom exaltado. Ainda do seu assento, com o microfone ligado, reagiu chamando Artmann de “covarde” e “vagabundo”, afirmando que tudo não passava de “palhaçada armada”. “Vou trazer os podres teus aqui”, disse, em meio ao plenário atônito.
Ferreira alegou que Artmann estaria mentindo e desviando o foco das ações da atual administração. “Isso é tudo armado. Reuniãozinha escondida. Vocês estão armando um circo para desviar o foco”, afirmou.
Diante da tensão, o presidente da Câmara, Diogo Nogueira, suspendeu a sessão. “Espero que tudo seja resolvido dentro da lei, e não da forma lamentável como ocorreu agora há pouco”, declarou.
Após o tumulto, o vereador André Ferreira publicou um vídeo em suas redes sociais reforçando a narrativa de perseguição política. “Hoje extrapolaram todos os limites. Foram ataques covardes e mentirosos. Eu estou com a consciência tranquila e de alma limpa. Tudo que tenho com a Justiça foi resolvido em acordo e sem nenhuma ilegalidade”, disse.
Ferreira também afirmou possuir vídeos que comprovariam compra de votos na atual gestão e prometeu divulgá-los: “Nos próximos dias vou trazer algumas coisas que vão chocar a comunidade. Tem vídeo de compra de voto, favorecimento. A comunidade precisa saber.”
Sobre o acordo judicial citado por Artmann, Canja minimizou a gravidade e afirmou que não estava na secretaria no momento dos fatos. “Foi um ajuste para não precisar responder processo. Tudo resolvido.”
Marcada por insultos e ameaças públicas ao colega,  a postura de André configurou  quebra de decoro parlamentar, que pode ter desdobramentos institucionais. Conforme o regimento interno da Câmara de Ibirubá, comportamentos incompatíveis com a dignidade do mandato podem ser alvo de representação e análise pela Comissão de Ética, podendo resultar em advertência, suspensão ou, em casos mais graves, até a cassação do mandato.

Publicidade

Notícias relacionadas

Vereadores aprovam novos cargos após empate e voto de minerva; oposição denuncia favorecimento

Projeto do Executivo cria cinco vagas na Prefeitura e provoca embate entre vereadores; cargo de mecânico foi o ponto central da polêmica

31 de Março, 2025

Vereadores pedem retomada de linha de ônibus entre Ibirubá e Fortaleza dos Valos

Serviço foi suspenso em 2020, prejudicando a mobilidade dos trabalhadores da região

05 de Março, 2025

Entre embalagens e afeto: a história de uma mãe que empreende com amor em Ibirubá

Luiza e Ana Laura: a história de uma mãe que não mediu esforços para ver a filha sorrir

09 de Maio, 2025