
Esterqueira com vazamento de dejetos atingia lavoura e recurso hídrico próximo ao local.
A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), identificou um caso de poluição do solo e das águas em uma propriedade rural no interior de Ibirubá. A ocorrência foi registrada no sábado, 31 de maio, após denúncia recebida pela guarnição.
Durante a fiscalização, os policiais constataram que a propriedade mantinha 65 vacas leiteiras em sistema de semi-confinamento. No local, uma esterqueira apresentava vazamento de dejetos diretamente sobre a lavoura, com risco de contaminação de um curso d’água que passa próximo à área afetada.
Diante da situação, o proprietário foi notificado e orientado a adotar as medidas necessárias para cessar o dano ambiental e regularizar imediatamente as condições da atividade. A guarnição também lavrou um Boletim de Ocorrência Ambiental para formalizar o caso.
O 3º BABM reforça que denúncias ambientais podem ser feitas de forma anônima e contribuem para a preservação dos recursos naturais e o cumprimento da legislação vigente.
3º BABM de Cruz Alta / Divulgação