16 de junho, 2023 14h06m ibirubá por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

O adeus a um dos esteios do Cooperativismo de Ibirubá

Uma estrela se apaga no município de Ibirubá, deixando uma comunidade enlutada e repleta de gratidão. Arnaldo José Bonzanini, uma figura emblemática cuja trajetória foi entrelaçada com as raízes mais profundas dessa terra.

Com 96 anos partiu um dos homens mais dedicados e apaixonados por essa terra
Com 96 anos partiu um dos homens mais dedicados e apaixonados por essa terra

Uma estrela se apaga no município de Ibirubá, deixando uma comunidade enlutada e repleta de gratidão. Arnaldo José Bonzanini, uma figura emblemática cuja trajetória foi entrelaçada com as raízes mais profundas dessa terra, partiu aos 96 anos, deixando para trás um legado de admiração, liderança e amor pela Coprel, uma das maiores cooperativas de eletrificação rural da América Latina, que ele ajudou a fundar.

A história de Arnaldo é um testemunho vivo do espírito empreendedor e de cooperativismo que faz parte da essência de nossa comunidade. Sua origem na cidade de Roca Sales, uma pequena localidade do Vale do Taquari, não o limitou, mas sim o impulsionou a buscar um futuro próspero em Ibirubá. A bordo de um Chevrolet dos anos 30 e carroças repletas de esperança, sua família se estabeleceu em Santo Antônio do Umbú, carregando não apenas mantimentos e cabeças de gado, mas também uma visão audaciosa de progresso. Foi assim que Arnaldo se tornou uma liderança política e cooperativista sendo um dos primeiros associados da Coprel, um dos pilares que sustentaram o crescimento dessa cooperativa ao longo dos anos. Sua paixão pela eletrificação rural era palpável, sua voz ecoando nos corredores das assembleias, onde compartilhava suas histórias e seu amor pela causa cooperativista. Como conselheiro, administrador fiscal e líder de núcleo, Arnaldo deixou uma marca indelével na história da Coprel, conduzindo a eletricidade para os mais remotos rincões e iluminando a escuridão que assolava as propriedades.


“Sou um dos primeiros associados, tenho a matrícula número 14”, proclamou orgulhosamente em uma entrevista para a Rádio Cidade em 2019. Seus olhos brilhavam ao relembrar os primeiros passos da Coprel, quando as luzes começaram a clarear o horizonte e a segurança invadiu os lares rurais. Seu trabalho incansável e sua confiança na cooperativa inspiraram muitos outros a acreditar no poder do trabalho em conjunto. Além de sua dedicação à Coprel, Arnaldo também se destacava por sua atuação política e seu amor pela leitura. Apoiando Olavo Stefanello em uma eleição que contrariou seu próprio partido, Arnaldo mostrou coragem e convicção em seu compromisso com o povo. Sua voz ecoou na criação da cooperativa e sua influência se estendeu por muitos anos, pois ele se tornou um farol de liderança e sabedoria para as gerações seguintes.Arnaldo Bonzanini era mais do que um cooperante. Ele era um amigo e um exemplo de vida para todos na Coprel. Sua presença inspiradora será sentida nos corações de seus companheiros, assim como em sua amada família, com quem compartilhava momentos de alegria, pescarias e partidas de bocha. Sua devoção aos valores familiares, sua paixão pela leitura e sua determinação em viver uma vida saudável e sustentável eram fontes inesgotáveis de inspiração. A Coprel publicou um texto homenageando um de seus maiores coprelianos “Arnaldo não era apenas um associado, era um amigo para todos nós. Sua presença era sinônimo de incentivo e inspiração. Ao longo dos anos, ele esteve ao nosso lado, compartilhando suas histórias e seu amor pela Coprel, e nos encorajando a alcançar novas conquistas. Sua dedicação à Coprel foi incomparável, e seu compromisso com nossos valores e princípios foi exemplar.


Arnaldo participou ativamente de muitas conquistas da Coprel’’. A cooperativa também lembrou de sua participação nas gravações do institucional da cooperativa. “Ele acreditava na força do trabalho cooperativo e sempre esteve disposto a colaborar. Um destes exemplos, foi sua participação nas gravações do institucional de 50 anos de fundação da Coprel, no qual recebeu em sua casa a equipe da Coprel para contar histórias, relembrar momentos importantes cooperativa, e principalmente, nos emocionar.
“No dia 14 de janeiro de 1968 foi fundada a Coprel. O agricultor teve um passo importante na vida dele, como na produção de leite, de aves, suíno e todas atividades. Damos graças ao trabalho da Coprel. Foi uma trajetória das mais brilhantes, e quem ganhou foi a população”. (Arnaldo Bonzanini)
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Ibirubá chora a perda de jovem de 31 anos que lutava contra doença grave

Família, amigos e conhecidos se despedem de Anderson Pedretti de Oliveira, de 31 anos, falecido neste sábado em Santa Maria

02 de novembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias