12 de agosto, 2022 20h08m Notícias Gerais

O processo de transformação e desenvolvimento pessoal através do Jiu-jitsu

Igor Leal, professor de Jiu-jitsu na Thork, está há 1 ano e três meses em Ibirubá e já formou a sua primeira turma. Atuação no município superou as expectativas 

“É um tanto quanto desafiador quando se chega de fora a uma cidade, não imaginávamos que seríamos tão bem recebidos como fomos em Ibirubá”, é com essas palavras que o professor Igor Leal, resumiu o seu primeiro ano em Ibirubá com a academia Thork.

O desafio de implementar uma nova modalidade, uma nova arte, na cidade, foi superado pela receptividade, aceitação e adesão de novos alunos.

"Tínhamos uma ideia de planejamento que se concretizou e superou as nossas expectativas, o que exigiu que fizéssemos mudanças a curto prazo”, relembra Igor, ao contar que a academia já precisou mudar de endereço duas vezes, devido a necessidade de um espaço maior para atender todos os anos. 

A academia está localizada na Avenida Mauá e conta com três profissionais para trabalhar com turmas de mais de 20 alunos. Igor explica que cada faixa etária é uma forma de aprendizado, como por exemplo os adultos, que já compreendem mais rápido sobre as técnicas e não tem a tensão, como existe entre as crianças e os adolescentes.

“Hoje são dois instrutores para atender todos os alunos, graduados em faixa azul e eu como mestre de todos”, explica. 

A Thork é uma das filiais da matriz, que está localizada em Santa Maria.

Foi nessa academia que Igor se graduou, a partir dos ensinamentos do professor e fundador Leo Morosetti, que esteve em Ibirubá na graduação da primeira turma da academia. Em Santa Maria, são mais de 300 alunos.

Meu processo de evolução, de graduação foi na Thork, então nada mais justo que o mestre faça parte desse momento de graduação aqui em Ibirubá”, conta Igor. Ao todo foram dez alunos graduados, sendo nove crianças e um adulto. 

Processo de graduação 

O processo de graduação é feito a partir de testes, questionamentos e envolve uma parte prática e teórica, de tudo que é passado pelos instrutores durante as aulas.

“Esses alunos precisam alcançar essa graduação e na maioria das vezes os alunos indicados para passar pelos testes estão aptos”, observa. 

Os critérios de avaliação trabalhados pela Thore seguem as determinações da Confederação Nacional e Internacional do Jiu-jitsu. “Seguimos exatamente as regras deles”, afirma Igor.

Para chegar até uma faixa preta nessa modalidade o tempo é de nove a 10 anos, pois existem quatro cores que devem ser passadas.

Um adulto precisa passar por quatro faixas: azul, roxa, marrom e preta. Já as crianças, esse tempo é de 15 anos, pois passam pelas faixas branca, cinza, cinza lisa que são todas da mesma idade, amarela lisa, amarela com preto e branco para diferenciar a idade, laranja, verde.

“O processo de graduação envolve uma série de fatores, a conduta do aluno, a maneira como se porta dentro e fora da escola”, observa. 

Publicidade

Durante as graduações, Igor lembra que é o momento mais especial para o atleta, e tenta fazer na hora dos seus discursos, o mais individual possível.

“Faço de uma maneira que fique marcado para todos, que se sintam verdadeiramente naquela situação. É uma comemoração para todos, a troca de informações, energia, ideias, é gratificante”, afirma. 

Turmas: 

O conceito principal do jiu jitsu é trabalhar a auto defesa, Igor destaca que uma briga começa sempre em pé e termina no chão.

Se seu filho cai no chão ele faz o quê? O jiu jitsu ensina primeiro a não cair no chão e depois, estar pronto para ter autodefesa, auto confiança, que esteja onde desejar estar. Não costumamos vender a arte marcial, mas a vender empoderamento”, pontua. 

Em Ibirubá a Thork conta com 75 anos, com aulas todos os dias da semana e turma com dívidas em kids, juvenil e adulto.

No juvenil as turmas são na segunda, quarta e sexta-feira, às 10h da manhã, 18h, 17h. Na terça e quinta-feira as turmas de adulto têm aulas às 17h e 20h e os kids às 19h e 20h.

Aos sábados um treino com todos os alunos é realizado às 15h. Além das aulas, a Thork também participa de um projeto social no bairro Floresta, em parceria com a Prefeitura e atende 100 crianças do grupo do Projovem.

O Jiu-Jitsu é uma ferramenta, um processo de transformação, não é somente arte marcial. Os alunos vão aprender a ser pessoas melhores, esse é o nosso interesse, trazer bons conceitos”, afirma Igor ao lembrar também, que qualquer pessoa, independente das limitações, podem praticar o jiu-jitsu.

Quem deseja iniciar pode entrar em contato pelo telefone (55) 981531112. 

Publicidade

Notícias relacionadas

Derli Gularte destaca o fortalecimento do esporte em Ibirubá e compartilha desafios de sua gestão

Coordenador do Departamento Municipal de Desporto ressaltou conquistas, desafios e o impacto positivo das atividades esportivas na comunidade

25 de novembro, 2024

Ibirubá será o palco do Campeonato Gaúcho de Motocross 2024 e da Copa das Cidades

Nos dias 12 e 13 de outubro, a cidade de Ibirubá se tornará o ponto de encontro dos amantes do motocross, recebendo a emocionante etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross 2024, juntamente com a Copa

30 de setembro, 2024

Pedro Ferraz compartilha trajetória de 20 anos no futebol e os desafios como veterano do Revelação

O atleta amador narra sua história como goleiro e os desafios da gestão esportiva no time Revelação.

18 de novembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias