A Instrutora Prática Leonita Bataglia, a Instrutora Teórica e Prática Sirlei Solange e a Diretora do CFC Zeni Odete Barzotto de Farias falaram sobre o Maio Amarelo, e os desafios do trânsito de Ibirubá. Reflexões sobre o trânsito e o movimento Maio Amarelo foram tema da entrevista na Rádio Cidade 104.9 FM. As profissionais atuam na formação de novos condutores em Ibirubá, e destacaram a relevância da conscientização para um trânsito seguro na cidade.
Com quase 19 mil placas e mais de 10.500 carros em circulação, o trânsito de Ibirubá apresenta desafios constantes, sendo descrito como caótico em determinados horários do dia pela diretora Odete Barzotto de Farias. Nesse contexto, as instrutoras do CFC Zeni assumem um papel fundamental na promoção da segurança viária e na formação de motoristas responsáveis. Leonita Bataglia compartilhou sua experiência de 13 anos no CFC Zeni, destacando a importância do seu trabalho como instrutora teórica e prática. Ela ressaltou o comprometimento do CFC Zeni, que conta com uma equipe de oito instrutores dedicados a fornecer um treinamento de qualidade aos aspirantes a condutores. Durante a entrevista, a diretora Odete mencionou que, embora não haja um número exato, estima-se que sejam emitidas cerca de 30 novas habilitações por mês em Ibirubá. Além disso, ela destacou a questão da transferência de habilitações para outros locais, indicando que muitos motoristas não realizam a baixa na carteira ao se mudarem. A renovação da CNH e as restrições para motoristas idosos também foram abordadas. Odete explicou que não há limite de idade para a renovação, mas depende da condição física e da avaliação médica. Surpreendentemente, em Ibirubá, existem motoristas habilitados com mais de 90 anos de idade, demonstrando a vitalidade e a capacidade desses condutores.
As instrutoras também ressaltaram a importância do movimento Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito. Essa iniciativa busca alertar para a responsabilidade de cada indivíduo no cumprimento das regras e na prevenção de acidentes, promovendo uma cultura de respeito e cuidado nas vias públicas.
Ao abordar o Maio Amarelo, o CFC Zeni e suas instrutoras reafirmam a importância de promover a conscientização e a responsabilidade no trânsito de Ibirubá. Por meio de seu trabalho incansável na formação de novos condutores e na disseminação de conhecimentos sobre segurança viária, essas profissionais desempenham um papel fundamental na construção de um tráfego mais seguro e harmonioso na cidade.
Um dos pontos em debate são as rótulas e os semáforos de Ibirubá, que seguidamente são alvos de críticas, seja por atrasar os motoristas que estão com pressa de chegar no destino ou por causar confusão nos usuários, caso por exemplo da rótula instalada na esquina da Avenida Julio Rosa com a Rua General Osório. Na opinião das instrutoras, os semáforos são necessários e as pessoas que não querem esperar devem escolher caminhos alternativos.
O Maio Amarelo é fundamental para que a conscientização e a educação no trânsito fortaleçam como pilares essenciais para a redução de acidentes e a preservação de vidas. A forma que nos comportamos no trânsito passa pela boa formação dos condutores o que reflete-se em uma comunidade mais consciente dos desafios e das responsabilidades de compartilhar as vias públicas.
“Seja um condutor consciente, respeite as regras e faça a diferença no trânsito.” foi a mensagem central da entrevista. Além do Centro de Formação de Condutores, o Maio Amarelo de Ibirubá teve o apoio da Central do Automóvel, que disponibilizou espaço em frente a loja para exposição de um veículo acidentado, além da da Oficina do Paulão e o Departamento de Trânsito de Ibirubá, através do coordenador Luciano Ribas, que se dedicaram a colaborar com as diversas atividades que foram realizadas.