Uma audiência pública deve ser realizada nas próximas semanas para discutir com a comunidade a situação e os pontos de maior gargalo do trânsito em Ibirubá. A proposta da audiência pública foi proposta pela vereadora Jaqueline Brignoni Winsch (Progressistas) na Câmara de Vereadores de Ibirubá na segunda-feira(13) e já está em planejamento.
Segundo a vereadora a ideia é reunir comunidade, empresários e poder público para discutir algumas situações que tem sido motivo de preocupação e poder reunir todos em um momento para discutir a situação do trânsito em Ibirubá poderá contribuir com uma melhora na trafegabilidade principalmente nos momentos de fluxo intenso de carros como nas entradas e saídas das escolas e nos horários de pico. “A audiência pública proposta envolverá discussões com empresas locais e moradores que são mais afetados pelos problemas de tráfego. O objetivo é identificar soluções para melhorar o fluxo de tráfego durante os horários de pico, quando escolas e empresas estão em funcionamento. Houve tentativas de abordar o problema no passado, com vereadores propondo soluções como ruas de sentido único, novos semáforos e quebra-molas, mas esses esforços não foram suficientes para aliviar a questão” destacou a vereadora.
Ela reconhece que o poder de fazer mudanças está nas mãos do prefeito e do Poder Executivo, mas defende que debater o assunto em uma audiência pública será um passo importante na abordagem do problema. “Ao reunir diferentes partes interessadas, incluindo o conselho de trânsito, moradores, empresas e técnicos, a audiência visa encontrar soluções práticas e eficazes que beneficiem toda a comunidade”, acredita.
A audiência pública já foi aprovada e deve ser realizada no final de abril.
Frota de Veículos em Ibirubá
Segundo dados do IBGE, a frota de veículos em Ibirubá, é composta por 19.416 veículos. Dentre os tipos de veículos mais comuns estão os automóveis, com um total de 10.468 unidades, seguidos pelas caminhonetes (2.924) e motocicletas (1.821). Os caminhões totalizam 1.297 unidades e os ônibus 120. Além disso, há 306 motonetas e 438 reboques circulando nas vias da cidade.