27 de maio, 2024 09h05m Homenagem de falecimento por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Carlos Andrino falece aos 77 anos deixando um legado de liderança e dedicação à comunidade

Presidente do MDB de Ibirubá marcou a história do município como vereador, secretário municipal e chefe de gabinete

A comunidade de Ibirubá perdeu, no fim da tarde de quarta-feira (22), o ex-vereador Carlos Andrino. Natural de Passo Fundo ele veio para o Alto Jacuí atrás de oportunidades, e acabou ganhando amigos e admiradores.

Andrino mudou-se para Ibirubá em 1970, aos 22 anos, onde iniciou sua carreira como representante comercial. Com determinação e empreendedorismo, fundou uma empresa de venda de insumos agrícolas, estabelecendo laços sólidos com agricultores e empresários locais. Sua presença tornou-se uma constante tanto na cidade quanto no interior, onde sua reputação como um homem de palavra e comprometido com o desenvolvimento da região cresceu significativamente.
Foi no fim da década de 80 que Carlos Andrino deu um passo além, ingressando na política. Convidado na época por Mauri Heirich (Lulo) e Carlos Peukert (Guaica) a ingressar no PMDB, aceitou o desafio e se candidatou a vereador, sendo eleito com 247 votos. Durante quatro legislaturas, dedicou-se incansavelmente ao serviço público, destacando-se como secretário de obras, meio ambiente e indústria e comércio. Foi também chefe de gabinete do poder executivo. 
Sua influência não se limitou apenas ao âmbito municipal. Andrino desempenhou um papel fundamental na melhoria da segurança pública em Ibirubá. Como presidente do CONSEPRO, promoveu a modernização da Brigada Militar e da Polícia Civil, garantindo recursos e equipamentos essenciais para o bom funcionamento dessas instituições.
Além disso, Andrino foi responsável por trazer para Ibirubá o curso de formação de soldados da Brigada Militar, proporcionando emprego para 96 soldados que participaram do curso. Seu compromisso com a comunidade também foi evidenciado na criação do Corpo de Bombeiros local, um marco na história da cidade.
Seu legado vai além das realizações políticas. Durante mais de duas décadas, Andrino dedicou-se voluntariamente ao atendimento de menores em situação de vulnerabilidade, demonstrando seu compromisso com a justiça social e o bem-estar da comunidade. Muitos jovens aprendizes lembraram da contribuição de Andrino na inserção ao mercado de trabalho, em uma época que conquistar o primeiro emprego era o sonho de completava 14 anos e poderia ter a carteira de trabalho assinada.
Em 2022 Andrino foi eleito presidente do MDB de Ibirubá, e sonhava em ver o partido grande e ocupando novamente o protagonismo da politica ibirubense. Ele lutava contra um câncer, e faleceu no Hospital de Clínicas em Passo Fundo. O velório ocorreu na Câmara de Vereadores de Ibirubá. Atos de encomendação e sepultamento aconteceram na tarde de quinta-feira (23), no Cemitério Católico. A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores emitiram nota de pesar pelo falecimento. 

Publicidade

Notícias relacionadas

Uma visita à peixaria e uma receita de lasanha de filé de peixe por Ademir Camargo

Repórter da Rádio Cidade 104.9 e Jornal O Alto Jacúi revela os segredos de uma saborosa lasanha de filé de tilápia

08 de abril, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias