07 de Fevereiro, 2025 09h02mesporte- Padel por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Professor argentino chega para impulsionar o padel na região do Alto Jacuí

Luciano Bastos quer elevar o nível do esporte no estado e formar novos professores

Luciano Bastos chegou a Ibirubá nesta semana e já começou suas atividades, oferecendo aulas individuais e em grupo para jogadores iniciantes e avançados.

O padel segue em crescimento no Brasil, e Ibirubá agora conta com um reforço internacional. O professor argentino Luciano Bastos foi contratado pelo Spazio Padel, comandado por Maria Zeni, para ministrar aulas e compartilhar sua experiência no esporte, que tem forte tradição na Argentina.
Natural de San Javier, Misiones, Luciano cresceu jogando padel desde criança e acompanhou de perto a evolução do esporte. "Nós jogávamos no chão, com raquetes de madeira, antes da tecnologia evoluir. O padel é como o futebol na Argentina, muito popular", relembra. O país vizinho já chegou a ter mais de 10 mil quadras espalhadas por bairros, condomínios e empresas.
Com mais de 25 anos de experiência, Luciano decidiu se profissionalizar como treinador nos últimos anos e migrar para o Brasil, onde o padel está crescendo rapidamente. "Eu tinha uma empresa de construção, mas a situação econômica na Argentina me levou a buscar um novo caminho. Decidi me aperfeiçoar no padel e hoje meu objetivo é contribuir com o crescimento do esporte aqui", conta. Ele passou por clubes em Vacaria e Cruz Alta antes de chegar a Ibirubá.
Maria Zeni destaca que a contratação de um profissional estrangeiro faz parte da estratégia para fortalecer o padel em Ibirubá. "Os argentinos têm uma longa caminhada no padel, e trazer o Luciano é um diferencial para aprimorar o nível técnico dos jogadores", afirma. Ela explica que a ideia de construir quadras próprias surgiu ao perceber a alta procura pelo esporte na cidade. "O Spazio Padel tem uma estrutura pensada para proporcionar uma experiência completa aos jogadores, com um ambiente familiar e eventos que integram a comunidade", acrescenta.
Luciano já iniciou suas aulas e destaca que o Brasil tem um grande potencial na modalidade. "Os brasileiros são muito competitivos e querem aprender sempre mais. Meu sonho é criar uma academia de formação de professores de padel no Brasil, porque muitos instrutores jogam bem, mas ensinar exige técnica e metodologia", explica. Ele também aponta que a profissionalização do esporte é essencial para sua inclusão futura nas Olimpíadas.
O Spazio Padel oferece aulas individuais e em grupo, além de eventos como torneios e o Revesa, um formato dinâmico de jogos para integração dos participantes. "O esporte transforma vidas. Queremos trazer mais pessoas para o padel, especialmente as crianças, para que cresçam praticando e se apaixonem pelo jogo", conclui Maria Zeni.

Publicidade

Notícias relacionadas

Vazio sanitário da soja e os desafios da agricultura na região do Alto Jacuí

Engenheiro agrônomo Anildo Carboni analisa impactos da crise climática, perspectivas da nova safra

01 de Agosto, 2025

Região do Alto Jacuí soma mais de 4 mil veículos pesados nas estradas

Frota de caminhões, ônibus e micro-ônibus reforça vocação logística e agrícola de Ibirubá, Selbach, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valo

28 de Julho, 2025

IFRS inaugura Centro de Inovação e projeta novo futuro para o Alto Jacuí

Espaço integra ciência, empresas e poder público para transformar conhecimento em desenvolvimento regional

07 de Julho, 2025