04 de Julho, 2025 09h07mcooperativismo por ASCOM COOPEAGRI

Sobre as cooperativas e o cooperativismo

O surgimento das primeiras cooperativas, identificadas pelos seus princípios fundamentais, surgiram em plena Revolução Industrial na Europa.

O surgimento das primeiras cooperativas, identificadas pelos seus princípios fundamentais, surgiram em plena Revolução Industrial na Europa. Os protagonistas foram 28 trabalhadores de uma indústria têxtil na cidade de Rochdale, na Inglaterra, que criaram uma cooperativa de consumo em razão das dificuldades que enfrentavam no acesso a alimentos básicos.
Conceitualmente, cooperativas são organizações de pessoas que se unem voluntariamente com o objetivo de atender as necessidades econômicas, sociais e culturais de seus membros, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. A finalidade da cooperativa não se limita meramente a realizar operações comerciais, mas também em ‘recriar comunidades’. As pessoas que integram uma sociedade cooperativista se obrigam reciprocamente a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum na comunidade, sem objetivo de lucro. Podemos afirmar que uma cooperativa é também um instrumento social com consequências econômicas e instrumento econômico com consequências sociais. Desta forma, este instrumento pode servir ao associado conquistar como pessoa e como grupo a sua autonomia socioeconômica. Isso torna-se possível em razão das cooperativas serem organizações autônomas, de ajuda mútua e controladas pelos sócios. 
Com base nesses conceitos, a Coopeagri tem como missão contribuir para melhorar a qualidade de vida na agricultura familiar e no desenvolvimento da sociedade. Ela atua na região do Alto Jacuí e concentra esforços na produção e comercialização da produção agrícola e pecuária. Na essência, os negócios e projetos da Coopeagri estão conectados em uma cadeia de valor que gera impactos positivos para os associados e as comunidades. A cooperativa promove um modelo inovador de geração de emprego e renda, agregando valor ao fortalecer a agricultura e a economia regional, criando, assim, melhores oportunidades para os cooperados. Mais do que oferecer serviços e atuar como um elo de acesso ao mercado, a Coopeagri se posiciona como uma catalisadora de desenvolvimento, transformando a realidade de milhares de famílias rurais.

 

Lecian Gilberto Conrad
Diretor Presidente da Coopeagri
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Cresol reúne lideranças da região para debater o cenário econômico do cooperativismo

Em noite de casa cheia no Spazito Eventos lideranças empresariais e representantes de diversos setores

07 de Abril, 2025

Voz moderada na Câmara, Ricardo Doninelli se posiciona sobre política, AIJE e diárias

“Não tem mais lugar para a política da acusação” comenta o vereador do Republicanos

30 de Junho, 2025

As danças tradicionalistas seguem encantando gerações e fortalecendo a identidade cultural

Quando o corpo dança, a tradição fala e a cultura do tradicionalismo se mantém viva

30 de Junho, 2025