29 de julho, 2023 09h07m Comaja por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Comaja vai ajudar prefeituras na contratação de profissionais para projetos técnicos e investimentos

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios da região do Alto Jacuí (Comaja) está buscando soluções para suprir uma das principais necessidades enfrentadas pelos gestores públicos locais.

Consórcio de prefeituras lança programa de suporte a projetos municipais
Consórcio de prefeituras lança programa de suporte a projetos municipais

Com o objetivo de dar conta do volume crescente de projetos essenciais para os investimentos do poder público nos municípios, o Comaja desenvolveu e publicou um processo de Chamamento Público para o credenciamento de profissionais de diversas áreas técnicas que possam analisar projetos e empreendimentos nos municípios da região atendida pelo consórcio. A iniciativa foi recebida de forma positiva pelos prefeitos afinal a demanda de trabalho e a análise de projetos têm sobrecarregado as Prefeituras, que muitas vezes não conseguem dar a devida atenção a todas as exigências e prazos. Além disso, quando surgem projetos de engenharia e arquitetura mais complexos, os municípios acabam tendo que buscar profissionais em processos de licitação próprios que muitas vezes  atrasam e inviabilizam o seguimento das iniciativas. Para tanto, o chamamento via Comaja pode ser uma alternativa para destravar processos muito burocrátiscos e ajudar em uma melhor eficiência no atendimento de investimentos, sejam públicos ou privados.


Nesse contexto, o processo o Chamamento Público é focado no credenciamento de pessoas jurídicas especializadas nas áreas de Engenharia e Arquitetura, para poderem prestar os serviços para as prefeituras que fazem parte do consórcio. 


Especialidades de engenharia contempladas no credenciamento:
Mecânica, Eletrônica, Civil, Elétrica, Cartográfica, Produção, Mobilidade, Segurança no Trabalho, Florestal, Ambiental, de Trânsito, de Minas e Ambiental e Sanitária, com um valor estabelecido de R$ 106,00 (cento e seis reais) por hora. Já para a categoria de Arquitetura e Urbanismo, o valor estipulado é de R$ 90,00 (noventa reais) por hora.
Através desse credenciamento, profissionais qualificados poderão ser contratados pelas Prefeituras para o desenvolvimento dos projetos necessários para viabilizar os investimentos públicos. Essa medida visa proporcionar maior agilidade e segurança aos processos legais, garantindo que os projetos sejam conduzidos por especialistas capacitados. O edital e seus anexos estão disponíveis na íntegra no site oficial do Comaja, pelo link: https://comaja.com.br. 
Com a iniciativa do Comaja, espera-se que as Prefeituras consigam suprir a demanda de projetos de forma mais eficiente, beneficiando diretamente a população com a execução de investimentos essenciais para o desenvolvimento da região do Alto Jacuí. Cada obra em andamento significa mais dinheiro circulando na economia, além de geração de emprego e renda  para a comunidade local.


Rodovias do projeto de asfaltos do Comaja
Os serviços iniciaram com a contagem de tráfego, levantamento topográfico e sondagens. Em seguida, diversos estudos técnicos foram realizados, incluindo análises de tráfego, topografia, geologia, geotecnia e hidrologia, buscando estabelecer o melhor traçado para as rodovias. Após a conclusão dessa fase, os dados foram submetidos à avaliação do corpo técnico do DAER, que aprovou a continuidade do projeto. Atualmente, 52% do projeto básico e executivo estão prontos, permitindo que os trabalhos de elaboração dos projetos geométricos, terraplanagem, drenagem, pavimentação, interseção, sinalização, plano de execução de obra e paisagismo estejam em andamento.
 

Publicidade

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias