03 de março, 2023 09h03m Carnaval por Cristiano Lopes

Os 68 anos de Ibirubá também foram comemorados com samba no pé

A retomada do Carnaval de Rua de Ibirubá foi um sucesso de público na noite do último domingo (26), com a alegria contagiante dos mais jovens e o resgate de memórias dos mais antigos. A programação fez parte das comemorações do aniversário de 68 anos do município e contou com a presença da Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte, de Cruz Alta, que fez um show inesquecível na Rua do Comércio.

O Carnarua como foi chamado pelos organizadores marcou o que pode ser a retomada do carnaval de rua em Ibirubá
O Carnarua como foi chamado pelos organizadores marcou o que pode ser a retomada do carnaval de rua em Ibirubá

Os dois lados da rua ficaram lotados de foliões que resgataram na memória os grandes carnavais de rua de Ibirubá enquanto acompanhavam a apresentação da corte municipal do Carnaval de Cruz Alta e o ritmo envolvente da Bateria Furiosa/SA que com o comando do Mestre Mauro animava e colocava todos no samba. Restaurantes e bares do local foram tomados pelo público que queria conferir de perto a maior festa popular brasileira, que mesmo fora de época encantou o público ibirubense.
A organização da festa ficou a cargo da Secretaria da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, que recebeu os convidados e garantiu uma estrutura impecável para a folia. A Porta-Bandeira da escola, Janaina Pompeu Leal pode enfim mostrar o seu outro lado para o público de Ibirubá. Professora de escola pública, foi a primeira vez que ela se apresentou na cidade, e desta vez carregando a bandeira do pavilhão da Imperatriz da Zona Norte. Para o presidente da escola, Everlei Martins,  o momento foi mágico,  pois mostrou um pouco da cultura popular que é,  junto com o nativismo da Coxilha Nativista em Cruz Alta, um dos principais eventos turísticos e culturais daquele município.
Paulinha Costa, Rainha da Bateria da Imperatriz foi um show a parte, a sambista que já foi rainha do carnaval de Cruz Alta quebrou tudo com muita beleza e desenvoltura. Enquanto os mais jovens pulavam e cantavam os sucessos de samba enredos puxados pela  vermelho e branco, os mais experientes se emocionaram ao lembrar dos antigos Carnavais de Rua que aconteciam em Ibirubá e eram acompanhados por multidões. O secretário municipal de educação Henrique Hentges destacou que o evento em comemoração ao aniversário do município foi também um termômetro para comprovar que a festa da cultura popular é muito bem aceita e celebrada pelo público de Ibirubá . “ Não tenho dúvida que poderemos pensar e organizar uma agenda que trate dessa expressão popular para 2024” aponta.
Apesar da grande aglomeração, a noite transcorreu sem nenhum incidente registrado. O clima de paz e harmonia entre os foliões foi um dos pontos altos do evento, que já deixou saudades e a promessa de uma próxima edição ainda mais grandiosa. Com certeza, o CarnaRua Ibi 2023 ficará marcado na memória dos ibirubenses como uma noite de muita alegria, diversão e cultura.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Tricoarte celebra 45 anos com história de dedicação e inovação em Ibirubá

A história da Tricoarte é marcada pela união de gerações e pela capacidade de adaptação às mudanças do mercado

23 de dezembro, 2024

Cotribá reflete sobre 2024 e planeja os próximos anos com foco no cooperativismo

Inauguração de Fábrica de Ração Marca o Ano de 2024

23 de dezembro, 2024

Pedro Ferraz compartilha trajetória de 20 anos no futebol e os desafios como veterano do Revelação

O atleta amador narra sua história como goleiro e os desafios da gestão esportiva no time Revelação.

18 de novembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias