03 de novembro, 2023 14h11m Quinze de Novembro por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Quinze de Novembro tem feriado para celebrar o Dia da Reforma

Em Quinze de Novembro, a celebração do o feriado de 31 de outubro é em homenagem à fé evangélica que desempenha um papel central na cultura da região.

A origem do feriado, a influência de Martinho Lutero e a tradição luterana no município
A origem do feriado, a influência de Martinho Lutero e a tradição luterana no município

Em Quinze de Novembro, a celebração do o feriado de 31 de outubro é em homenagem à fé evangélica que desempenha um papel central na cultura da região. A influência de Martinho Lutero e a Reforma Protestante que ele liderou no século XVI são fundamentais para entender o significado dessa data. Em uma entrevista para a Redação Integrada, o Pastor César Neiverth, líder a 14 anos da IECLB, compartilhou detalhes sobre o feriado e a importância de Lutero na vida do município.

Em Quinze de Novembro, com uma população de quatro mil habitantes, a maioria da população é luterana. O Pastor César  Antonio de Neiverth começou destacando que, no tempo de Martinho Lutero, a igreja estava profundamente ligada ao poder político, com conflitos de propriedade e patrimônio da igreja em destaque. Segundo ele Lutero, contudo, desempenhou um papel crucial na descentralização da igreja, separando-a do poder político e enfatizando a importância da fé na política. O Pastor explicou: "A igreja não é uma entidade que existe no mundo senão para finalidade de divulgar o evangelho." O pastor também explica que Lutero também defendeu a abertura da igreja para as mulheres, permitindo que elas se libertassem do celibato obrigatório e casassem. Além disso, ele traduziu a Bíblia para a língua do povo, tornando-a mais acessível e contribuindo para a formação da língua alemã. O dirigente espiritual dos luteranos enfatizou a valorização da educação por Lutero e seu compromisso com a melhoria da sociedade através do ensino.


O feriado em Quinze de Novembro
O Pastor Cesar  explicou que a cidade é predominantemente evangélica, com cerca de 70 a 80% da população identificando-se com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Segundo ele a data é uma homenagem à fé evangélica que moldou a cultura local, e também uma celebração do nome do município, cuja origem remonta à inauguração de um templo luterano em 15 de novembro de 1926. O feriado foi criado na administração do então prefeito Clair Kuhn e aprovado na Câmara de Vereadores por unanimidade no ano de 2010.

Publicidade


Em 2017 foi construído o Monumento aos 500 anos da Reforma e também o Monumento à Bíblia, em homenagem à redescoberta do Evangelho por Martim Lutero, onde se destaca justamente a palavra bíblica, que foi lema da Reforma: “O justo viverá pela fé” Rm 1.17. Os monumentos estão instalados em lugar de destaque na praça Clara Arend Saft, no centro da cidade.


A presença da IELB na comunidade
Uma das comunidades mais aconchegantes da região do Alto Jacuí é a IELB de Quinze de Novembro. Liderada pelo pastor Ederli Liro Berle, a Congregação Luterana São Paulo de Quinze de Novembro iniciou suas atividades no ano de 1923, sua origem deu-se devido a união de duas Congregações Luteranas formadas na localidade chamada Marienal, Município de Cruz Alta. Compõem a Paróquia as comunidades São Pedro de Santa Clara do Ingaí, Cristo Redentor de Volta Grande, São Lucas de Fortaleza dos Valos e São Mateus de Boa Vista do Incra. 
 

Publicidade

Notícias relacionadas

10ª Feira Regional do Artesanato celebra cultura e criatividade em Quinze de Novembro

Evento reuniu artesãos de seis municípios e trouxe apresentações artísticas tradicionais no coração da cidade

23 de setembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias